Hoje na Economia – 13/03/2023

Hoje na Economia – 13/03/2023

Economia Internacional

Nos EUA, o payroll divulgado na última sexta-feira surpreendeu para cima novamente o consenso de mercado, ao mostrar criação de 311 mil vagas de emprego em fevereiro ante expectativa de 225 mil. A taxa de desemprego subiu de 3,4% para 3,6%. Notícia positiva para o cenário de juros foi a surpresa baixista nos dados de ganhos salariais, que vieram abaixo do esperado (0,2% M/M contra 0,3% M/M.

O foco dos mercados, contudo, permaneceu sobre a repercussão da falência de bancos norte-americanos, o Silicon Valley Bank (SVB) e o Signature Bank, que elevou a preocupação com a possibilidade de uma crise do sistema bancário nos EUA. A tensão dos mercados, em especial para os ativos de risco, foi parcialmente aliviada pelo anúncio de uma linha de liquidez pelo Fed, pelo Tesouro americano e pelo FDIC (Federal Deposit Insurance Corporation) para dar suporte aos bancos insolventes e honrar seus depósitos.

Hoje a agenda global será esvaziada, na medida em que os mercados seguem atentos ao noticiário associado ao estresse no sistema bancário e à solvência de bancos nos EUA.

Economia Nacional

No âmbito local, o relatório Focus desta segunda-feira não trouxe revisões relevantes em termos de inflação e juros. O consenso para o IPCA deste ano subiu de 5,90% para 5,96%, enquanto as expectativas para 2024 e 2025 mantiveram-se estáveis em 4,02% e 3,80%, respectivamente. A inflação esperada para 2026 foi revisada em 2 pb, de 3,77% para 3,79%. A trajetória projetada para a meta da taxa Selic manteve-se estável na margem.

Para hoje, a agenda doméstica deve ser pouco movimentada, contando apenas com a divulgação do saldo semanal da balança comercial, à tarde. No front político, os investidores monitoram eventuais sinalizações quanto à nova regra fiscal.

Topo