Hoje na Economia – 13/04/2023

Hoje na Economia – 13/04/2023

Economia Internacional

Nos EUA, a ata do FOMC divulgada ontem não trouxe maiores alterações em relação à comunicação e manteve o tom do comunicado da última reunião. O destaque foi o fato de o comitê apontar que o estresse bancário recente deve implicar em uma recessão leve ainda neste ano, que foi incorporada às projeções de crescimento.

Na Europa, a produção industrial da Zona do Euro surpreendeu positivamente a projeção mediana do mercado ao registrar expansão de 1,5% M/M em fevereiro, ante alta esperada de 1,0% M/M, e acelerou em relação ao dado anterior, que foi revisado de 0,7% M/M para 1,0% M/M. A surpresa no dado de fevereiro adveio da recuperação na produção de energia e de bens duráveis e não duráveis. Na comparação interanual, a produção industrial europeia avançou 2,0%.

A agenda de hoje ainda contou com a divulgação de dados de emprego e inflação nos EUA, que vieram mais fracos do que o esperado. Os pedidos semanais de seguro-desemprego ficaram em 239 mil, acima do esperado pelos analistas (235 mil), enquanto a inflação ao produtor arrefeceu -0,5% M/M em março ante variação esperada de 0,0% M/M, levando a alta acumulada em 12 meses para 2,7%. O núcleo também subiu menos do que o esperado (0,1% M/M contra 0,3% M/M), e desacelerou para 3,6% A/A.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos permanece esvaziada.

Topo