Hoje na Economia 13/05/2016

Hoje na Economia 13/05/2016

Edição 1516

13/05/2016

Mercados abriram em baixa, nesta manhã, movidos por fracos resultados corporativos divulgados em várias partes do mundo, em meio à desconfiança quanto à sustentação do crescimento mundial.

Na Europa, o índice de ações STOXX600 perde 0,59% neste momento, devendo apagar os ganhos obtidos na semana. As ações vêm caindo direto desde quarta-feira última por conta de fracos resultados empresariais, minando a confiança dos investidores. Em Londres, o FTSE100 recua 0,58%; em Paris o CAC40 cai 0,52%, Mesmo com a Alemanha informando um forte crescimento no 1º trimestre, não foi suficiente para estimular a bolsa de Frankfurt, que tem desvalorização de 0,12%, como também o euro, que recua 0,25% frente ao dólar, sendo cotado a US$ 1,1348.

Na Ásia, mercados também fecharam em baixa, derrubados por papeis de commodities, principalmente aqueles ligados a petróleo. O índice MSCI Asia Pacific apurou queda de 1,3%. No Japão, os baixos lucros apresentados pelas empresas no primeiro trimestre afastam os investidores das bolsas. O índice Nikkei de Tóquio fechou o dia com desvalorização de 1,41%. O iene se valoriza frente ao dólar, com um dólar comprando 108,84 ienes (+0,16%). Na China, bolsas fecham em queda em meio à baixa nos preços dos metais e enfraquecimento da moeda chinesa. O índice Composto de Xangai encerrou o pregão com queda de 0,31%, enquanto o índice Hang Seng de Hong Kong perdeu 0,99%.

O índice futuro de ações S&P 500 nos EUA opera em queda de 0,34% nesta manhã. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos recua 1,18%, situando-se em 1,731% ao ano, enquanto o dólar index, que segue o valor do dólar frente a uma cesta de moedas, avança 0,16%, refletindo os ganhos diante da libra inglesa e da moeda comum europeia. Hoje serão conhecidas as vendas ao varejo nos EUA referentes ao mês de abril. Os analistas estimam aumento de 0,8% nas vendas no mês, contra queda de 0,3% verificada em março. Os preços ao produtor devem ter mostrado crescimento de 0,2% nos doze meses ate abril, refletindo a queda dos preços importados e um dólar forte.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI para entrega em junho vem sendo negociado a US$ 45,96/barril, com queda de 1,59%. O índice Geral de Commodities apurado pela Bloomberg registra queda de 0,74%, no momento, com destaque para metais básicos que tem desvalorização de 1,87%.

No Brasil, a agenda econômica prevê a divulgação do índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) que deve marcar nova queda em março (-0,10% segundo as projeções do mercado), corroborando as estimativas que indicam queda de 1,3% para o PIB brasileiro nos primeiros três meses deste ano. O momento agora é o de expectativa em relação às primeiras medidas que devem ser anunciadas pelo governo Temer para resgatar a confiança na economia. Mercados devem operar com certa cautela, com juros e câmbio mostrando fracas oscilações, enquanto a Bovespa pode refletir a queda nos preços do petróleo e metais, seguindo a tendência de baixa apresentada pelos mercados internacionais.

Topo