Hoje na Economia – 13/07/2023

Hoje na Economia – 13/07/2023

Economia Internacional

a China, os dados referentes à balança comercial de junho, que foram divulgados no overnight, vieram mais fracos do que o esperado pelos analistas. O saldo da balança comercial foi superavitário em USD 70,62 bilhões, mas em magnitude inferior à estimada pelo mercado (USD 74,8 bilhões). As exportações recuaram mais do que o esperado (-12,4% A/A vs. -10,0% A/A), ante uma queda de -6,8% A/A das importações, frustrando a expectativa de queda de -4,1% A/A.

Na Zona do Euro, a produção industrial registrou expansão de 0,2% M/M em maio, consistente com variação interanual de -2,2% e abaixo da expectativa mediana do mercado de 0,3% M/M.

No Reino Unido, a leitura mensal do PIB referente a maio mostrou contração levemente inferior à esperada pelos mercados (-0,1%M/M contra -0,3% M/M) e desacelerou em relação ao dado anterior (0,2% M/M). A leitura de maio mostrou o setor de serviços mais resiliente do que o esperado, enquanto o setor industrial registrou desaceleração adicional.

Hoje a agenda global de dados econômicos conta com a divulgação da inflação ao produtor nos EUA, referente a junho. Espera-se variação positiva de 0,2% M/M tanto para o índice cheio quanto para o núcleo. Também serão divulgados os pedidos semanais de seguro-desemprego e dados fiscais americanos referentes a junho. Waller, do Fed, deve discursar.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos permanece esvaziada hoje. No front político, os mercados seguem atentos ao noticiário associado às pautas econômicas no Congresso.

Topo