Hoje na Economia – 13/10/2023

Hoje na Economia – 13/10/2023

 Cenário Internacional

Ontem, o destaque da agenda internacional foi a divulgação da inflação ao consumidor referente a setembro, nos EUA. O Consumer Price Index (CPI) registrou variação de 0,4% M/M, acima do esperado pela projeção consensual do mercado (0,3% M/M) e compatível com alta de 3,7% acumulada nos últimos 12 meses. O núcleo de inflação veio em linha com a expectativa mediana dos analistas (0,3% M/M), mas mostrou composição qualitativa que surpreendeu negativamente. Por um lado, os bens industriais tiveram queda superior à esperada pelo mercado e mantiveram o viés benigno, enquanto houve surpresa altista das métricas subjacentes de serviços.

Nesta madrugada, foram divulgados dados de atividade melhores do que o esperado na Zona do Euro e na China. A produção industrial europeia registrou expansão de 0,6% M/M em agosto, superando a expectativa mediana dos analistas de 0,2% M/M após a queda de -1,1% M/M no mês anterior. Na China, os dados referentes à balança comercial de setembro mostraram saldo maior do que o esperado (US$ 77 bilhões vs. US$ 70 bilhões), puxado por uma queda menor das exportações (-6,2% A/A contra -8% A/A esperado). Os dados de crédito também surpreenderam positivamente ao indicar avanço do financiamento agregado para 4,12 trilhões de yuans em setembro. Os dados de inflação seguiram surpreendendo para baixo em setembro, tanto nos preços ao consumidor (0,0% A/A vs. 0,2% A/A) quanto nos preços ao produtor (-2,5% A/A vs. -2,4% A/A).

Para hoje, a agenda inclui a divulgação de dados de atividade e inflação nos EUA. Os preços importados subiram 0,1% M/M em setembro, abaixo do esperado e do mês anterior (0,5% M/M). Mais tarde, sai a leitura preliminar da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a outubro, que deve mostrar estabilidade das expectativas de inflação. Harker, do Fed, e Lagarde, do ECB, têm discursos agendados.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados econômicos deve ser esvaziada hoje.

Topo