Hoje na Economia – 13/12/2022

Hoje na Economia – 13/12/2022

Economia Internacional

Na Zona do Euro, o índice Zew de Expectativas para dezembro manteve-se em campo negativo (-23,6), mas subiu em relação ao dado anterior (-38,7), refletindo o menor pessimismo com o panorama energético europeu e com a situação climática.

Na Alemanha, a leitura final da inflação ao consumidor de novembro, divulgada no overnight, veio em linha com o esperado, apontando variação de -0,5% M/M, compatível com alta acumulada de 10% A/A. Em termos de expectativas, o índice Zew de dezembro veio ligeiramente acima do esperado (-23,3 ante -26,4).

Hoje, a agenda global tem como destaque a divulgação da inflação ao consumidor nos EUA referente a novembro, que deve ter alta de 0,2% M/M no número cheio de acordo com a projeção da SulAmérica Investimentos, enquanto o núcleo deve avançar 0,3% M/M, desacelerando para 6,1% no acumulado em 12 meses. Também foi divulgado o índice de confiança dos pequenos negócios em novembro, nos EUA, que superou a expectativa do mercado (91,9 contra 90,5).

Economia Nacional

No âmbito local, o volume de serviços de outubro mostrou contração superior à esperada pelos analistas (-0,6% M/M ante -0,2% M/M), acompanhada por uma revisão baixista do dado anterior, de 0,9% M/M para 0,5% M/M. Na composição do dado, destaques negativos foram os serviços prestados às famílias, que caíram 1,5% M/M, e dos serviços de transportes, que variaram -1,8% M/M. Na comparação interanual, a expansão do setor de serviços ficou em 9,5%.

A Ata do Copom, divulgada pela manhã, manteve o tom relativamente neutro do último comunicado, voltando a destacar a elevação da incerteza fiscal e seus canais de transmissão sobre a dinâmica inflacionária.

No front político, os mercados seguem atentos ao noticiário associado à possibilidade de votação da PEC na Câmara ao longo da semana.

Topo