Hoje na Economia – 14/01/2022

Hoje na Economia – 14/01/2022

A maioria das bolsas de ações internacionais oscila entre altos e baixos, nesta manhã de sexta-feira. As preocupações com o avanço de novos casos de Covid-19 em várias partes do mundo, que somado às expectativas de um agressivo aperto monetário por parte do banco central norte-americano minam o sentimento dos investidores no dia de hoje.

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa no pregão de hoje, acompanhando o tom negativo de Wall Street ontem, quando avaliações efetuadas por alguns dirigentes do Fed reforçaram o cenário de aperto monetário iminente. A maior queda ocorreu na bolsa sul-coreana, onde o índice Kospi perdeu 1,36% em Seul, após o banco central local elevar a taxa básica de juros em 0,25 p.p. para 1,25% ao ano. No Japão, o Nikkei caiu 1,28% em Tóquio, enquanto o Hang Seng desvalorizou 0,19% em Hong Kong. Em Taiwan, o Taiex registrou baixa de 0,18%. Na China, o índice Xangai Composto teve queda de 0,96% nesta sexta-feira. Os dados da balança comercial chinesa mostraram números mistos em dezembro, mas reforçaram que a demanda externa chinesa permanece como principal fator dinâmico para a atividade econômica chinesa. As exportações cresceram 20,9% a/a no mês, desacelerando ante novembro (22% a/a), enquanto as importações aumentaram 19,5% em dezembro, recuando ante o avanço de 31,7% de novembro. Os dados divulgados vieram abaixo das projeções dos analistas do mercado.

Na Europa, as bolsas locais operam em baixa, nesta manhã, acompanhando as quedas nos mercados asiáticos e o recuo das ações de tecnologia ocorrido ontem no pregão americano. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, registra queda de 0,48%, no momento. Em Londres, o FTSE100 opera perto da estabilidade; em Paris o CAC40 perde 0,61%, enquanto o DAX cai 0,51% em Frankfurt. Na agenda, além de indicadores de atividade, investidores devem acompanhar o discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

No mercado americano, os índices futuros das bolsas de Nova York operam em alta, nesta manhã, sinalizando para um dia de recuperação após as perdas de ontem. Os investidores têm novo foco de interesse a partir de hoje, quando começa a nova temporada de balanços corporativos nos EUA. Hoje está prevista a divulgação do resultado do 4º trimestre do JP Morgan, Citigroup e Wells Fargo. O índice futuro do Dow Jones sobe 0,23%; S&P 500 avança 0,28%; Nasdaq tem alta de 0,24%. Os yields dos treasuries também operam em alta. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos avança um ponto base para 1,72% ao ano. O índice DXY do dólar opera em baixa, recuando 0,07% no momento, situando-se em 94,72 pontos. Investidores aguardam pela divulgação da produção industrial e vendas no varejo, referentes a dezembro, bem como por novos comentários de dirigentes do Fed para definir uma tendência para hoje.

Os contratos futuros de petróleo operam em alta nesta sexta-feira, após as quedas de ontem por conta de movimentos de realização de lucros. O contrato futuro do petróleo tipo WTI para fevereiro exibe alta de 0,51% no momento, negociado a US$ 82,55/barril.

Na agenda doméstica, o IBGE divulga as vendas no varejo de novembro, que no conceito restrito devem mostrar estabilidade no mês e recuar -5,7% na comparação com igual mês de 2020. No conceito ampliado, as vendas devem cair -0,4% m/m e -4,7% a/a, segundo o consenso do mercado. Os bons números das exportações chinesas podem favorecer as commodities no dia de hoje, impulsionando o Ibovespa, que deve também acompanhar o desempenho das bolsas de Nova York. O real deve oscilar sem direcional claro, enquanto os juros futuros devem operar em ligeira alta.

Topo