Hoje na Economia – 14/02/2024

Hoje na Economia – 14/02/2024

 Cenário Internacional

Ontem, o destaque da agenda internacional de dados foi a divulgação do índice de inflação ao consumidor referente a janeiro, nos EUA, que veio acima do esperado pelo mercado. A inflação ao consumidor registrou variação de 0,3% M/M, superior à expectativa consensual dos analistas (0,2% M/M) e consistente com alta interanual de 3,1%. O núcleo também surpreendeu para cima, indicando alta de 0,4% M/M – ante 0,3% M/M esperado – e permaneceu estável em 3,9% no acumulado em 12 meses. A abertura qualitativa do dado de janeiro foi mais negativa do que o esperado e mostrou pressão adicional dos núcleos de serviços, que avançaram 0,7% na margem refletindo a resiliência da atividade econômica e do mercado de trabalho.

Nesta madrugada, foi divulgada a leitura preliminar do crescimento referente ao 4º trimestre de 2023 na Zona do Euro. O PIB permaneceu estável, em linha com o esperado pelos analistas. A produção industrial de dezembro registrou expansão de 2,6% M/M, acima da projeção mediana do mercado (-0,2%) e condizente com variação interanual de 1,2%. No Reino Unido, a inflação ao consumidor de janeiro veio abaixo do esperado (-0,6% M/M vs. -0,3% M/M), com surpresa baixista do núcleo de serviços (6,5% A/A vs. 6,8% A/A).

Para hoje, o restante da agenda global tem como destaques discursos de membros de bancos centrais desenvolvidos. Goolsbee e Barr, do Fed, e Nagel e De Guindos, do ECB, falam ao longo do dia.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados permanece esvaziada hoje.

Topo