Hoje na Economia – 14/03/2023

Hoje na Economia – 14/03/2023

Economia Internacional

Nos EUA, o índice de confiança dos pequenos negócios referente a fevereiro avançou de 90,3 para 90,9, acima do esperado pelos analistas.

Na Europa, foram divulgados dados de inflação na Espanha e na Holanda no overnight. A leitura final da inflação ao consumidor na Espanha referente a fevereiro foi revisada de 1,0% M/M para 0,9% M/M, consistente com alta acumulada de 6,0% A/A. O núcleo ficou em 7,6% na comparação interanual. Na Holanda, a inflação ao consumidor variou 1,0% M/M em fevereiro. No Reino Unido, os dados referentes ao mercado de trabalho surpreenderam as expectativas dos analistas. A criação de vagas de emprego em fevereiro veio acima do esperado (98 mil ante 65 mil), enquanto a taxa de desemprego caiu de 3,8% para 3,7%, ante expectativa de estabilidade em 3,8%. Os ganhos salariais avançaram menos do que o esperado pelas projeções do mercado (6,5% A/A vs. 6,7% M/M).

O destaque da agenda hoje foi a divulgação da inflação ao consumidor de fevereiro nos EUA, que avançou 0,37% M/M, em linha com a expectativa mediana do mercado. O núcleo registrou variação de 0,45% M/M, também em linha com o esperado pelos mercados, e desacelerou marginalmente de 5,6% para 5,5% no acumulado em 12 meses. Por outro lado, a leitura qualitativa do dado mostrou aceleração no núcleo de inflação de serviços, o que deve corroborar a continuidade do ciclo de aperto monetário pelo Fed, em que pesem as incertezas e os riscos associados ao setor bancário americano.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados segue esvaziada e sem destaques relevantes, ao passo que o foco dos investidores segue sobre o cenário externo. No front político, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve apresentar o novo marco fiscal ao Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, nesta manhã.

Topo