Hoje na Economia – 14/04/2023

Hoje na Economia – 14/04/2023

Economia Internacional

Para hoje, a agenda global de dados econômicos tem como destaque a rodada de divulgação de dados de atividade e inflação nos EUA. As vendas no varejo recuaram 1,0% M/M em março no índice cheio, abaixo do esperado pelos mercados (-0,5% M/M) e do dado anterior (revisado de -0,4% M/M para -0,2% M/M), puxada por uma queda de 5,5% M/M nas vendas de gasolina. Por outro lado, o núcleo teve queda menos intensa do que a esperada (-0,3% M/M ante -0,5% M/M). Os preços de importação arrefeceram -0,6% M/M em março, ante queda de -0,1% M/M no mês anterior, indicando desaceleração das pressões inflacionárias advindas de bens importados.

O restante da agenda ainda conta com a divulgação da produção industrial de março, que deve mostrar expansão de 0,2% M/M, e da leitura preliminar da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan. É esperada ligeira alta nas expectativas de inflação de 1 ano à frente, de 3,6% para 3,7%. Membros do Fed também devem discursar ao longo do dia.

Economia Nacional

No âmbito local, o volume de serviços registrou contração de 3,1% M/M em janeiro, superior à esperada pelo mercado, cuja projeção mediana apontava retração de 1,4% M/M, e inferior ao dado de dezembro, que foi revisado de +3,1% M/M para 2,9% M/M. Na comparação interanual, o setor de serviços ainda registra variação positiva de 6,1%. A surpresa baixista no dado de janeiro teve contribuição dos serviços de transportes, que caíram 3,7% M/M, dos serviços profissionais, administrativos e complementares, que recuaram 1,5% M/M, e do grupo Outros Serviços, que teve queda de 9,9% M/M.

Hoje o restante da agenda doméstica permanece esvaziado. No front político, os mercados monitoram o envio do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) referente a 2024 ao Congresso.

Topo