Hoje na Economia – 14/06/2023

Hoje na Economia – 14/06/2023

Economia Internacional

Na Zona do Euro, a produção industrial registrou expansão de 1,0% M/M em abril, ante queda de -3,8% M/M no mês anterior e expectativa mediana do mercado de 0,9% M/M. Na comparação interanual, a produção industrial europeia acumula crescimento de 0,2%.

Nos EUA, a inflação ao produtor referente a maio mostrou variação inferior à esperada pelo mercado (-0,3% M/M contra -0,1% M/M) e consistente com variação acumulada de 1,1% nos últimos 12 meses, também inferior à esperada (1,5%) e desacelerando em relação ao dado anterior (2,3%). O núcleo da inflação ao produtor variou 0,0% M/M, abaixo do esperado pelos analistas, que projetavam alta de 0,2%. Na comparação interanual, o núcleo desacelerou de 3,4% para 2,8%.

Hoje o destaque do restante da agenda internacional é a reunião do FOMC, em que será divulgada a decisão de política monetária. É esperado, tanto pela SulAmérica Investimentos quanto pelo consenso de mercado, que o comitê mantenha o intervalo das FFR (Fed Funds Rates) estável em 5,0%-5,25% nesta reunião. Em termos de comunicação, esperamos que o comitê adote tom condicionado à dependência dos dados, mantendo a opcionalidade e flexibilidade para sinalizar eventual continuidade do ciclo de aperto à frente.

Economia Nacional

As vendas no varejo no conceito restrito avançaram 0,1% M/M em abril, variação ligeiramente inferior à estimada pelo mercado (0,3% M/M) e do dado anterior (0,8% M/M). Na comparação interanual, o setor varejista restrito cresceu 0.5%. No conceito ampliado, as vendas no varejo caíram -1,6% M/M – compatível com 3.1% A/A – mas surpreenderam positivamente a expectativa mediana do mercado, que apontava para queda mais intensa, de -2,2% M/M.

Para hoje, o restante da agenda doméstica conta apenas com a divulgação dos dados semanais de fluxo cambial. No front político, os mercados seguem monitorando o noticiário associado à tramitação do texto do novo arcabouço fiscal no Senado.

Topo