Hoje na Economia – 14/11/2023

Hoje na Economia – 14/11/2023

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados dados de atividade na Europa. A 2ª prévia do PIB da Zona do Euro referente ao 3° trimestre veio em linha com o esperado e seguiu mostrando retração de -0,1% T/T, compatível com crescimento de 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O emprego, por outro lado, cresceu em ritmo superior ao observado no dado anterior no 3º trimestre (0,3% T/T vs. 0,1% T/T) e acelerou para 1,4% na comparação interanual. Na Alemanha, o índice Zew de expectativas econômicas voltou ao campo positivo em novembro e subiu de -1,1 para 9,8, excedendo a expectativa mediana dos analistas de 5,0. No Reino Unido, os dados de emprego referentes a outubro mostraram crescimento da abertura de vagas de trabalho e de salários acima do esperado.

Hoje será conhecida a inflação ao consumidor de outubro nos EUA. A expectativa da SulAmérica Investimentos é de uma alta de 0,13% M/M para o índice cheio, em linha com a projeção consensual do mercado, de 0,10% M/M, de modo que a inflação acumulada em 12 meses caia para 3,3%. O núcleo deve registrar alta de 0,3% M/M e permanecer em 4,1% A/A, pressionado pelos preços de serviços, em especial de serviços médicos, na leitura de outubro.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda de hoje foi a divulgação da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente a setembro, que frustrou as projeções de mercado. O volume de serviços registrou variação de -0,3% M/M, abaixo da expectativa mediana dos analistas (0,4% M/M) e condizente com queda de 1,2% na comparação interanual. Na leitura de setembro, destacaram-se negativamente os serviços de informação e comunicação, que caíram 0,7% M/M, e os serviços de transportes, que recuaram 0,2% na margem, enquanto os serviços prestados às famílias avançaram 3,0% M/M após a queda de 3,7% M/M em agosto. No todo, o dado fortalece a visão de desaceleração da atividade no 3º trimestre e adiciona ligeiro viés baixista à projeção do PIB do período.

Topo