Hoje na Economia – 15/02/2023

Hoje na Economia – 15/02/2023

Economia Internacional

Nos EUA, a inflação ao consumidor registrou variação de 0,5% M/M em janeiro, em linha com o esperado pela SulAmérica Investimentos e pelo consenso de mercado, e puxada pela alta nos preços de alimentos e de energia. No acumulado em 12 meses, a inflação desacelerou ligeiramente, de 6,5% para 6,4%, e ficou acima do esperado pelo mercado (6,2%). O núcleo avançou 0,4% M/M, também em linha com a mediana das projeções. Por outro lado, a leitura qualitativa do dado mostrou surpresa altista nos núcleos de serviços, o que conteve parte do otimismo dos mercados com o processo de desinflação norte americano e com o nível da taxa de juros terminal esperada. Williams, do Fed, demonstrou maior preocupação com a dinâmica inflacionária corrente em discurso ontem, e ressaltou que ainda há trabalho de política monetária a ser feito.

Na China, houve manutenção da taxa de juros para empréstimos de 1 ano em 2,75%, conforme amplamente esperado pelos analistas, ao passo que o volume de crédito de 1 ano veio em linha com o projetado.

Na Zona do Euro, a produção industrial recuou mais do que o esperado em dezembro (-1,1% M/M vs. -0,8% M/M) e desacelerou em relação ao mês anterior (1,4%). Na comparação interanual, a queda de dezembro foi consistente com contração de 1,7%. No Reino Unido, a inflação ao consumidor variou -0,6% M/M, abaixo do esperado pelo mercado (-0,4% M/M), levando a inflação acumulada em 12 meses a 10,1%. Também houve surpresa baixista no núcleo, que acumulou alta de 5,8% A/A ante 6,2% A/A esperado.

Hoje a agenda global tem como destaque a divulgação de dados de atividades nos EUA. Serão divulgadas as vendas no varejo e a produção industrial referentes a janeiro, além do Empire Manufacturing de fevereiro e o índice NAHB de confiança do construtor. Lagarde, do ECB, concede discurso à tarde.

Economia Nacional

No âmbito local, o IGP-10 de fevereiro ficou em 0,02% M/M, marginalmente abaixo do projetado pela SulAmérica Investimentos (0,05% M/M) e acima do esperado pela mediana de mercado (-0,12% M/M), levando o índice acumulado nos últimos 12 meses a 2,26%. Os preços ao produtor registraram deflação de -0,14% M/M, na esteira das quedas em commodities agropecuárias, enquanto os preços ao consumidor subiram 0,55% M/M, espalhados por 5 dos 8 grupos, com destaque para Despesas Diversas, Transportes e Comunicação.

Para hoje, a agenda doméstica tende a ser pouco movimentada, contando apenas com a divulgação do fluxo cambial semanal. No front político, os investidores acompanham a participação do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em conferência do BTG Pactual.

Topo