Hoje na Economia – 15/02/2024

Hoje na Economia – 15/02/2024

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, foram divulgados dados de atividade no Japão e no Reino Unido. O PIB japonês registrou retração de 0,1% T/T na leitura preliminar referente ao 4° trimestre, abaixo da expectativa mediana do mercado (+0,2% T/T). O dado trimestral anualizado também veio abaixo do esperado (-0,4% vs. +1,1%). A produção industrial de dezembro foi revisada para baixo, de 1,8% M/M para 1,4% M/M, condizente com variação interanual de -1,0%. No Reino Unido, a prévia do PIB do 4º trimestre também veio mais fraco do que o esperado, mostrando contração de 0,3% T/T e 0,2% A/A. A produção industrial, por outro lado, avançou 0,6% na margem, acima do esperado pelos analistas (-0,1% M/M).

Para hoje, a agenda internacional terá como destaques dados de atividade nos EUA. Serão divulgados (i) o Empire Manufacturing de fevereiro; (ii) os pedidos semanais de seguro-desemprego; (iii) as vendas no varejo de janeiro, que devem mostrar desaceleração em relação a dezembro; (iv) a produção industrial de janeiro, que deve ter avançado 0,2% M/M; e (v) o índice de atividade do Fed da Filadélfia para fevereiro. Waller e Bostic, do Fed, têm discursos agendados.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o Relatório Focus desta semana, que foi divulgado pelo Banco Central nesta manhã, trouxe revisões marginais das projeções de inflação no horizonte relevante da política monetária. O consenso para o IPCA deste ano subiu 1 pb, de 3,81% para 3,82%, bem como a expectativa mediana para a inflação de 2025, que saiu de 3,50% para 3,51%. As demais projeções mantiveram-se estáveis.

Topo