Hoje na Economia – 15/06/2023

Hoje na Economia – 15/06/2023

Economia Internacional

Nos EUA, o FOMC manteve, em decisão unânime, o intervalo da taxa básica de juros estável em 5,0%-5,25% na reunião de ontem, conforme amplamente esperado pela SulAmérica Investimentos e pelo consenso de mercado. No comunicado, o comitê não se comprometeu com novas altas de juros, mas trouxe tom hawkish por meio de projeções mais altas para juros, inflação e atividade. A mediana das projeções dos membros do comitê para a taxa de juros ao final de 2023 ficou em 5,6%, cenário que incorpora implicitamente mais duas altas de 25 pb e nenhum corte de juros neste ano.

Na China, a bateria de dados de atividade referentes a maio mostrou desaceleração ante abril superior à esperada pelos mercados. As vendas no varejo recuaram de 18,4% A/A para 12,7% A/A, ante expectativa de 13,7%, enquanto a produção industrial desacelerou de 5,6% A/A para 3,5% A/A. Os investimentos em ativos fixos urbanos tiveram alta de 4,0% YTD A/A, ante 4,4% esperado e 4,7% no dado anterior, e os investimentos em propriedades caíram 7,2% YTD A/A, também abaixo do esperado (-6,7%) e do dado anterior (-6,2%). No front monetário, o Banco Central chinês (PBoC) cortou em 10 pb a taxa de empréstimos de médio prazo, de 2,75% para 2,65%, em linha com o esperado pelo consenso de mercado.

Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu (ECB) elevou suas taxas de juros referenciais em 25 pb, conforme antecipado pelos mercados. No comunicado, o ECB trouxe revisões altistas para a trajetória de inflação nos próximos anos, em especial para os núcleos de inflação de 2023 e 2024, sugerindo que a persistência inflacionária deve ser maior do que a esperada. O comitê sinalizou que deve manter a abordagem de dependência dos dados, mas que ainda há trabalho a ser feito e que as taxas de juros devem permanecer em patamar suficientemente elevado por período prolongado.

Hoje a agenda de dados econômicos contou com a divulgação de uma bateria de dados nos EUA. As vendas no varejo vieram acima do esperado em maio (0,3% M/M vs. -0.2% M/M), enquanto a produção industrial teve contração de -0,2% M/M em maio, ante expectativa de ligeira alta de 0,1% M/M. Os pedidos semanais de seguro-desemprego mantiveram-se estáveis em 262 mil. O Empire Manufacturing referente a junho veio mais forte do que o esperado (6.6 contra -15,1), com desaceleração no componente de preços pagos.

Economia Nacional 

No âmbito local, o volume de serviços retraiu -1,6% M/M em abril, frustrando a expectativa mediana do mercado de uma variação de -0,1% M/M. O dado anterior, por outro lado, sofreu revisão altista, de 0,9% M/M para 1,4% M/M. Na comparação interanual, o volume de serviços teve alta de 2,7%. A surpresa negativa no dado de abril teve contribuição mais intensa da queda de 4,4% M/M dos serviços de transportes, que perderam tração após a alta acumulada no 1º trimestre. Os serviços prestados às famílias tiveram desempenho positivo ao mostrar avanço de 1,2% M/M após dados negativos nos primeiros 3 meses do ano.

Topo