Hoje na Economia 15/07/2015

Hoje na Economia 15/07/2015

Edição 1315

15/07/2015

Hoje a Fed Chair, Janet Yellen, efetuará seu testemunho semestral sobre a política monetária perante o Congresso americano. Coerente com as manifestações recentes, deverá reforçar que a evolução da política monetária depende dos dados econômicos e que a primeira alta da taxa básica de juro ocorrerá ainda este ano. Enfatizará que o ritmo da normalização monetária é mais importante do que saber a data do início do ciclo de aperto. O Fed divulgará, também, o Livro Bege, que deve trazer informações atualizadas sobre o sentimento das regiões acerca da evolução da economia.

No momento, o índice futuro do S&P500 apresenta alta de 0,08%. O dólar se mantém estável frente às principais moedas, como também o juro pago pela Treasury de 10 anos, que permanece ao redor de 2,40% ao ano.

Na Europa, a votação, no Parlamento da Grécia, do acordo firmado entre o líder do governo e a União Europeia, possibilitando novo pacote de ajuda financeira ao País, deve catalisar as atenções dos investidores. O índice STOXX600 registra alta de 0,10%, nesta manhã. Londres sobe 0,02%; Paris +0,01% e Frankfurt +0,06%. O euro é transacionado a US$ 1,1026 com alta de 0,15%, neste momento.

Na Ásia, os dados divulgados pela China, nesta madrugada, surpreenderam positivamente. O PIB cresceu 7,0% no 2º trimestre em relação a igual período de 2014, mesma taxa de expansão do 1º trimestre e superior as estimativas do mercado (6,8%). Os demais dados – produção industrial, venda do comércio e investimentos em ativos fixos – também superaram as projeções dos analistas. Mesmo assim, o investidor continuou a sair do mercado de ações. O índice Composto de Xangai apurou queda de 3,03%, enquanto o Hang Seng de Hong Kong perdeu 0,26%. No Japão, prevaleceu a cautela, enquanto se espera pelo discurso de Janet Yellen. O índice Nikkei fechou com alta de 0,38%. Na política monetária, o BoJ manteve a programa de compras de ativos inalterado. O dólar permanece sendo cotado ao redor de 123,50 ienes. O índice regional de ações, MSCI Asia Pacific encerrou a sessão de hoje com valorização de 0,2%.

No mercado de petróleo, o produto tipo WTI é negociado a US$ 52,48/barril, com queda de 1,04%, refletindo os impactos da possível volta do óleo do Irã aos mercados. O índice total de commodities registra perda de 0,19%. Os metais básicos sobem 1,18%; agrícolas perdem 0,53% e metais preciosos -0,05%.

A Bovespa deve se beneficiar dos bons dados divulgados pela China, mas deve manter a mesma postura cautelosa apresentada pelo futuro das bolsas de Nova York, nesta manhã, enquanto se aguarda pelo pronunciamento de Janet Yellen. Em uma agenda econômica doméstica esvaziada em termos de indicadores, o mercado futuro de juros futuros deve seguir a evolução do dólar e das Treasuries para definir uma direção para hoje.

Topo