Hoje na Economia – 15/08/2023

Hoje na Economia – 15/08/2023

Cenário Internacional

Na China, a bateria de dados de atividade referente a julho, que foi divulgada nesta madrugada, mostrou enfraquecimento adicional na margem e frustrou as expectativas de mercado. A produção industrial desacelerou em julho, registrando variação inferior à do mês anterior (3,7% A/A contra 4,4% A/A) e à esperada pelos analistas (4,3% A/A). As vendas no varejo também vieram abaixo do esperado (2,5% A/A vs. 4,0% A/A), ante variação de 3,1% A/A em junho. Os investimentos em ativos fixos surpreenderam para baixo (3,4% A/A YTD vs. 3,7% esperado), bem como os investimentos em propriedades, que retraíram -8,5% A/A YTD. No front monetário, o Banco Central chinês (PBoC) cortou em 15 pb a taxa de empréstimos de médio prazo, de 2,65% para 2,50%, o que não era antecipado pelos analistas.

Hoje a agenda global teve como destaques dados de atividade e inflação nos EUA. As vendas no varejo avançaram 0,7% M/M em julho, superando a estimativa mediana do mercado (0,4% M/M) e o dado anterior (0,2% M/M), puxadas pelo segmento de restaurantes. O núcleo de vendas no varejo também mostrou importante surpresa altista (1,0% M/M vs. 0,4% M/M), assim como o grupo de controle. O Empire Manufacturing referente a agosto, por outro lado, veio mais fraco do que o esperado e voltou para campo negativo (-19). Os preços de importação subiram 0,4% M/M em julho, ante expectativa de 0,2% M/M, indicando maior pressão da inflação importada.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados econômicos hoje permanece esvaziada, na medida em que os mercados seguem atentos ao noticiário associado ao front político.

Topo