Hoje na Economia: 15/09/2022

Hoje na Economia: 15/09/2022

Economia Internacional

A inflação ao produtor nos EUA recuou -0,1% M/M em agosto, em linha com a expectativa mediana do mercado (-0,1% M/M), refletindo o arrefecimento nos preços de energia na margem. Na comparação interanual, o índice desacelerou no mês, de 9,8% A/A para 8,7% A/A. O núcleo do dado também ficou em linha com o esperado, apesar da ligeira surpresa positiva (0,4% M/M ante 0,3% M/M estimado).

Para hoje, a agenda global conta com a divulgação de dados de atividade nos EUA. As vendas no varejo de agosto devem mostrar leve contração na margem (-0,1% M/M), enquanto a produção industrial deve se manter estável, com variação de 0% na margem. O índice de atividade do Fed Filadélfia deve ficar em terreno positivo (2,3), ainda que desacelerando em relação ao dado anterior. O Empire Manufacturing, do Fed NY, deve ficar em -12,9%. Além disso, serão divulgados também os pedidos semanais de seguro-desemprego.

Economia Nacional

As vendas no varejo em julho contraíram -0,8% M/M no conceito restrito, o que surpreendeu negativamente a expectativa de avanço de 0,1% M/M na margem. As quedas foram bem distribuídas entre os grupos, com destaque para tecidos, vestuários e calçados, que caíram 17,1% no mês. No conceito ampliado, também houve surpresa para baixo (-0,8% M/M contra -0,1% M/M esperado). A despeito do dado abaixo do esperado, a leitura é de que os estímulos fiscais das novas rodadas do Auxílio Brasil somado ao comportamento robusto do mercado de trabalho são vetores positivos para o setor varejista nos próximos meses.

Hoje, a agenda doméstica tende a ser pouco movimentada, com destaque para a divulgação do IBC-Br de julho, para o qual se espera avanço de 0,4%.

Topo