Hoje na Economia – 15/09/2023

Hoje na Economia – 15/09/2023

 Cenário Internacional

Nesta madrugada, o destaque da agenda internacional foi a divulgação da bateria de dados de atividade referente a agosto, na China. A produção industrial registrou expansão superior à esperada pelos analistas (4,5% A/A vs. 3,9% A/A), enquanto as vendas no varejo também surpreenderam para cima em relação à expectativa mediana do mercado (4,6% A/A vs. 3,0% A/A), o que coloca algum viés de otimismo sobre o crescimento chinês no 3° trimestre. O volume de empréstimos de 1 ano foi de 591 bilhões de yuans até a 2ª semana de setembro, acelerando em comparação ao dado anterior (401 bilhões). Por outro lado, os investimentos em ativos fixos e em propriedades seguiram desacelerando na margem, reforçando a fragilidade do setor imobiliário chinês.

Para hoje, o restante da agenda global contempla dados de atividade e inflação nos EUA. O índice Empire Manufacturing do Fed de NY mostrou importante surpresa positiva ao acelerar de -19 para 1,9 em setembro, ante -10 esperado. Os preços de importação variaram 0,5% M/M em agosto, acima do esperado pelos analistas (0,3% M/M). Ainda serão divulgados a produção industrial de agosto e a leitura preliminar da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a setembro.

 Cenário Brasil

No âmbito local, foram divulgadas as vendas no varejo em julho. No conceito restrito, o setor varejista avançou 0,7% M/M, acima do esperado pelo consenso de mercado (0,5% M/M) e condizente com variação interanual de 2,4%. No conceito ampliado, o varejo recuou 0,3% na leitura mensal, surpreendendo negativamente a expectativa dos analistas (0,3% M/M). A surpresa baixista em julho refletiu a queda das vendas de veículos, que caíram 6,2% M/M após alta de 8,8% M/M no mês anterior. Na comparação interanual, o varejo ampliado registrou expansão de 6,6%.

Topo