Hoje na Economia 15/12/2015

Hoje na Economia 15/12/2015

Edição 1418

15/12/2015

Mercados operam entre altos e baixos, nesta manhã, sem um direcional definido, enquanto aguardam pela reunião de política monetária do Fed (Fomc), que se inicia hoje, com o anuncio da decisão ocorrendo amanhã. Investidores atribuem 76% de chance de o Fed começar a subir o juro básico pela primeira vez desde 2006 no Fomc deste mês. .

Na Ásia, predominaram as preocupações com um possível impacto sobre o mercado de crédito decorrente do início do aperto monetário nos EUA. O índice MSCI Asia fechou com queda de 0,20%, sendo que a baixa foi atenuada pela valorização de papeis ligados ao petróleo. Na China, onde a moeda local se depreciou pelo oitava sessão seguida, bolsas fecharam em queda. O índice Composto de Xangai apurou perda de 0,29%. Já em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou o dia com perda de 0,17%. Em Tókio, bolsa local também encerrou o dia no vermelho. O índice Nikkei registrou queda de 1,68%, com a leve apreciação do iene tendo contribuído para reforçar a cautela do investidor, antes da reunião do Fomc. O dólar americano é negociado a 120,99 ienes, com ligeira valorização, no momento.

O índice pan-europeu de ações STOXX600 registra alta de 1,84%, recuperando-se das fortes quedas de ontem. Londres, bolsa local sobe 1,59%; Paris e Frankfurt registram ganhos de 2,22% e 2,10%, respectivamente. No mercado de câmbio, o euro é transacionado a US$ 1,1018, se apreciando frente ao dólar pelo terceiro dia consecutivo.

Nos Estados Unidos, o futuro do índice de ações S&P500 opera em alta de 0,76%, nesta manhã. O dólar recua frente às principais moedas (índice DXY: -0,17%, no momento); enquanto o yield da Treasury de 10 anos encontra-se em 2,22% ao ano. Hoje, além do início da reunião de política monetária do Fed, será divulgado o índice de preços do consumidor (CPI), que deve mostrar inflação de 0,4% para o índice cheio, nos últimos doze meses findos em novembro, enquanto o núcleo do CPI deve ter subido 2,0%, na mesma base de comparação.

No mercado de petróleo, os preços mostram ligeira tendência de recuperação, no dia de hoje. O contrato futuro do óleo tipo WTI é negociado a US$ 36,46/barril, com valorização de 0,39%, nesta manhã. Demais commodities operam no vermelho, com exceção para metais básicos -(+0,05%) e agrícolas (+0,21%).

A melhora nos preços do petróleo deveria assegurar um tom mais positivo para a Bovespa. No entanto, as incertezas no campo político e as dúvidas sobre os efeitos da alta dos juros americanos colocam os investidores na defensiva, alimentando a aversão ao risco. Na agenda, o Senado tenta votar o projeto de repatriação de recursos, enquanto Alexandre Tombini, presidente do BC, comparece ao CAE do Senado para falar sobre política monetária.

Topo