Hoje na Economia – 15/12/2022

Hoje na Economia – 15/12/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o FOMC elevou, por unanimidade, o intervalo das Fed Fund Rates em 50 pb, para 4,25%-4,50%, conforme amplamente esperado pela SulAmérica Investimentos e pelo consenso de mercado. Em relação às projeções dos membros do Fed, destacam-se o viés altista para a taxa de juros esperada em 2023, de 5,1%, e a elevação nas projeções de inflação no horizonte relevante. Na coletiva, Powell aliviou o tom mais hawkish do comunicado, deixando em aberto a possibilidade de redução do ritmo de aperto para 25 pb na reunião de fevereiro. No todo, a leitura é de que a decisão e o comunicado corroboram a visão de manutenção dos juros elevados por um período mais prolongado.

Na China, a bateria de dados de atividade referente a novembro, que foi divulgada no overnight, frustrou as expectativas do mercado ao mostrar dados abaixo do esperado. A produção industrial desacelerou na margem e registrou avanço de 2,2% A/A, abaixo da expectativa de 3,5% A/A. As vendas no varejo contraíram 5,9% A/A, ante consenso de queda de 4,0% A/A. Os investimentos em ativos fixos tiveram alta de 5,3% A/A, ligeiramente abaixo do esperado (5,6% A/A). A taxa de desemprego também ficou levemente acima do esperado (5,7% contra 5,6%). No âmbito monetário, o Banco Central chinês (PBOC) manteve a taxa de empréstimo de 1 ano em 2,75%, em linha com o esperado.

No Reino Unido, o Banco da Inglaterra (BOE) elevou a taxa básica de juros em 50 pb, de 3,0% para 3,50%, e reafirmou o compromisso com o mandato de inflação e a convergência da inflação à meta de 2%. Vale a ressalva de que a votação não foi unânime, na medida em que dois membros votaram pela manutenção em 3% e um membro votou por elevação de 75 pb.

Hoje a agenda tem como destaques a reunião do ECB, para a qual se espera alta de 50 pb nas taxas básicas de juros, e a divulgação de dados de atividade nos EUA. Serão divulgados as vendas no varejo de novembro, os pedidos semanais de seguro-desemprego, a produção industrial em novembro e a sondagem industrial do Fed da Filadélfia e o Empire Manufacturing do Fed de NY, referentes a dezembro.

Economia Nacional

No âmbito local, o IGP-10 de dezembro registrou alta de 0,36% M/M, acima do esperado pelo mercado (0,23% M/M), e fechou 2022 com variação acumulada de 6,08%. A surpresa altista no número se deu nos preços ao produtor, que interromperam a trajetória deflacionária e subiram 0,31% M/M pressionados pelos preços do minério de ferro e de alimentos, e dos preços de construção, que avançaram 0,36% M/M.

Pela manhã, também, foi divulgado o Relatório Trimestral de Inflação pelo Banco Central, que manteve o tom relativamente neutro da última Ata e Comunicado do COPOM.

Para hoje, o restante da agenda doméstica de dados tende a permanecer esvaziado. No front político, os mercados estarão atentos ao noticiário associado à tramitação da PEC na Câmara e a eventuais nomes do novo governo.

Topo