Hoje na Economia – 15/12/2023

Hoje na Economia – 15/12/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de atividade e emprego que foram divulgados ontem surpreenderam positivamente, sugerindo maior resiliência do que o esperado pelo mercado. As vendas no varejo avançaram 0,3% M/M em novembro, acima da expectativa mediana dos analistas de -0,1% M/M e do dado anterior, revisado de -0,1% M/M para -0,2% M/M. O núcleo teve alta superior à esperada (0,4% M/M vs. 0,2% M/M) no mês, após ter permanecido de lado na leitura anterior. Os pedidos semanais de seguro-desemprego recuaram de 221 mil para 202 mil, nível inferior ao esperado pelos analistas (220 mil). No front da inflação, os preços de bens importados registraram queda de 0,4% M/M em novembro, ante queda esperada de -0,8% M/M.

Na China, foi divulgada nesta madrugada a bateria de dados de atividade referente a novembro mostrou, no todo, melhora em relação ao mês anterior. A produção industrial registrou expansão de 6,6% A/A, acima da projeção mediana dos analistas (5,7% A/A) e do dado anterior (4,6% A/A), enquanto as vendas no varejo tiveram alta de 10,1% A/A, superando a variação observada em outubro (7,6% A/A), ainda que abaixo do esperado (12,5% A/A). Os investimentos em ativos fixos seguiram crescendo no mesmo ritmo do que no mês anterior (2,9% A/A YTD), enquanto o investimento em propriedades teve queda de 9,4% A/A YTD. A taxa de desemprego permaneceu em 5,0%.

Hoje os destaques da agenda global serão dados de atividade nos EUA. Serão divulgadas as leituras preliminares dos PMIs referentes a dezembro, que devem mostrar panorama de estabilidade em relação a novembro, e a produção industrial de novembro, que deve ter avançado 0,3% M/M.

 Cenário Brasil

No âmbito local, foi divulgado o IGP-10 referente a dezembro, que mostrou variação superior à esperada pela mediana de mercado (0,62% M/M vs 0,50% M/M) e fechou o ano com deflação acumulada de -3,56%, ante alta de 6,08% em 2022. O dado de dezembro foi novamente pressionado pelos preços ao produtor, que subiram 0,81% M/M a reboque do aumento nas cotações de commodities agrícolas, com destaque para o milho, soja, café e banana, e do minério de ferro. Os preços ao consumidor variaram 0,22% na margem, e o INCC ficou em 0,01% M/M.

Para hoje, o restante da agenda doméstica de dados deve ficar esvaziado, enquanto os investidores se atentam à perspectiva de votação da MP 1185 na Câmara dos Deputados.

Topo