Hoje na Economia – 16/08/2023

Hoje na Economia – 16/08/2023

Cenário Internacional

Na Zona do Euro, a revisão do PIB do 2° trimestre veio em linha com o esperado, indicando expansão de 0,3% T/T – consistente com variação interanual de 0,6%. A produção industrial referente ao mês de junho surpreendeu positivamente a expectativa mediana dos analistas ao registrar variação de 0,5% M/M, ante 0,0% M/M esperado. Na comparação interanual, a indústria europeia acumula retração de 1,2%.

No Reino Unido, houve ligeira surpresa altista na divulgação dos dados de inflação ao consumidor de julho, nesta manhã. Os preços ao consumidor variaram -0,4% M/M, pouco acima do esperado pelos mercados (-0,5% M/M), de modo que a inflação acumulada em 12 meses ficou em 6,8%. O núcleo manteve-se estável em 6,9% A/A, marginalmente acima do esperado.

Hoje, o restante da agenda internacional contou com a divulgação de dados de housing nos EUA. As construções de casas avançaram 3,9% M/M em julho, acima do esperado pelos analistas (1,1% M/M) e revertendo a queda de 8,0% M/M no mês anterior. As concessões de alvarás, por outro lado, vieram abaixo do esperado (0,1% M/M vs. 1,5% M/M). Ainda serão divulgadas a produção industrial de julho e a minuta da última reunião do FOMC.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados econômicos hoje possui poucos destaques. Foi divulgado o IPC-S da segunda quadrissemana de agosto, que teve variação de -0,07%.

Topo