Hoje na Economia: 16/09/2022

Hoje na Economia: 16/09/2022

Economia Internacional

Os dados de atividade divulgados ontem nos EUA mostraram panorama misto. Os pedidos semanais de seguro-desemprego ficaram em 213 mil, abaixo do esperado (227 mil) e ainda bastante abaixo de patamares compatíveis com recessão. O Empire Manufacturing, do Fed NY, também veio melhor que o esperado (-1,5 contra -12,9 estimado), com melhora do componente de novas encomendas e das expectativas de 6 meses à frente e nova queda nos preços pagos. As vendas no varejo em agosto subiram 0,3% M/M no índice cheio, acima do esperado (-0,1% M/M). O núcleo, em contrapartida, registrou queda de 0,3% no mês, ao passo que o grupo de controle teve variação de 0% M/M ante expectativa de alta de 0,5%. O índice de atividade do Fed Filadélfia de setembro teve forte surpresa negativa, ficando em -9,9 face a expectativa de 2,3. A produção industrial recuou 0,2% M/M em agosto, número também inferior ao esperado (0,0% M/M).

A bateria de dados referentes a agosto, divulgada no overnight na China, surpreendeu positivamente as expectativas de mercado. A produção industrial chinesa avançou 4,2% A/A no mês, acima do esperado (3,8% A/A). As vendas no varejo também subiram acima do esperado (5,4% A/A ante 3,3% A/A esperado). Os investimentos em ativos fixos cresceram 5,8% na comparação interanual, superando o esperado (5,5%). A taxa de desemprego, para a qual se esperava manutenção em 5,4%, caiu na margem para 5,3%.

A leitura final da inflação ao consumidor na Zona do Euro veio ligeiramente acima do esperado (0,6% M/M ante 0,5% M/M). Na comparação interanual, o índice cheio acumula alta de 9,1%, enquanto o núcleo ficou em 4,3% A/A.

Hoje, destaque da agenda global é a divulgação da pesquisa de confiança do consumidor e de expectativas de inflação da Universidade de Michigan.

Economia Nacional

No âmbito doméstico, os dados seguem mostrando panorama robusto da atividade. O IBC-Br de julho, divulgado ontem, teve relevante surpresa positiva ao avançar 1,17% M/M, contra expectativa de expansão menos intensa, de 0,4% M/M, chegando a 3,87% de alta em comparação a julho de 2021.

No front político, pesquisas eleitorais mostram estabilidade de panorama.

Para hoje, a agenda doméstica tende a ser pouco movimentada, contando com a divulgação do IGP-10 de setembro, que deve mostrar deflação de -0,5% M/M.

Topo