Hoje na Economia – 16/11/2022

Hoje na Economia – 16/11/2022

Economia Internacional

Nos EUA, o quadro inflacionário segue relativamente mais comportado, corroborado por dados que têm surpreendido positivamente e com melhor composição qualitativa. A inflação ao produtor de outubro, divulgada ontem, ficou em 0,2% M/M no índice-cheio, abaixo do esperado pelo mercado (0,4% M/M). Também houve surpresa para baixo no núcleo, que teve variação de 0,0% M/M ante 0,3% M/M esperado e desacelerou para 6,7% no acumulado em 12 meses. Em relação à atividade, o Empire Manufacturing, índice de manufaturas do Fed de NY, veio em 4,5 em novembro, bastante superior à expectativa de mercado (-6), indicando retomada ao campo de expansão após os dados anteriores terem permanecido em território negativo.

Na Zona do Euro, a leitura preliminar do PIB do 3º trimestre, que foi divulgada ontem, ficou em linha com o esperado, apontando crescimento de 0,2% no período, compatível com expansão de 2,1% A/A. No overnight, destaque foi a divulgação da inflação ao consumidor no Reino Unido, que subiu 2% M/M em outubro e chegou a 11,1% na comparação interanual, acima do esperado pelo mercado (10,7% A/A).

Na China, houve frustração com os dados de atividade referentes a outubro divulgados no overnight da segunda-feira, que ficaram abaixo do esperado. A produção industrial ficou em 5% A/A ante 5,3% A/A esperado, enquanto as vendas no varejo contraíram 0,5% A/A, inferior à expectativa de alta de 0,7% A/A. Os preços de novas casas recuaram 0,37% M/M em outubro, em linha com a percepção de desaceleração do setor imobiliário chinês.

Hoje, a agenda global conta com a divulgação das vendas no varejo e da produção industrial em outubro, nos EUA. Ao longo do dia, também, Lagarde, do ECB, e Waller e Williams, do Fed, devem discursar. Os mercados também devem permanecer atentos ao ambiente geopolítico envolvendo a Rússia e países da OTAN.

 

Economia Nacional

No cenário local, a agenda de dados econômicos se manteve esvaziada em razão do feriado de ontem. No front político, a expectativa é que haja novas definições em relação à apresentação do texto da PEC da Transição até o final da semana e eventuais nomeações para a equipe do novo governo.

Topo