Hoje na Economia – 16/11/2023

Hoje na Economia – 16/11/2023

 Cenário Internacional

Ontem os mercados conheceram a bateria de dados de atividade referentes a outubro na China, que mostraram composição mista. A produção industrial registrou expansão de 4,6% A/A, marginalmente acima do esperado pelo mercado (4,5% A/A), enquanto as vendas no varejo também surpreenderam positivamente (7,6% A/A vs. 7,0% A/A esperado) e aceleraram em relação ao mês anterior (5,5% A/A). Por outro lado, os investimentos em ativos fixos cresceram em ritmo inferior ao esperado pela projeção mediana dos analistas (2,9% A/A YTD contra 3,1%), ao passo que os investimentos em propriedades variaram -9,3% A/A YTD, abaixo do esperado (-9,1%).

Nos EUA, ontem foram divulgados dados de atividade e inflação. Os preços ao produtor tiveram variação de -0,5% M/M em outubro após alta de 0,5% M/M no mês anterior, surpreendendo a expectativa consensual do mercado de 0,1% M/M e desacelerando para 1,3% na comparação interanual. O núcleo que exclui alimentos e energia também surpreendeu para baixo (0,0% M/M vs. 0,3% M/M). No lado da atividade, as vendas no varejo mostraram queda inferior à esperada pelos analistas em outubro (-0,1% M/M contra -0,3% M/M), puxadas pelas vendas em supermercados. O índice Empire Manufacturing, do Fed de NY, também excedeu a estimativa de mercado na leitura referente a novembro e voltou ao campo positivo (9,1 vs. -3,0).

Na Zona do Euro, ontem houve a divulgação da produção industrial de setembro, que indicou contração da indústria europeia em linha com o esperado (-1,1% M/M vs. -1,0% M/M), ampliando a queda interanual para -6,9%.

Para hoje, os destaques da agenda global incluem a divulgação de dados nos EUA e discursos de membros do Fed. Serão divulgados os pedidos semanais de seguro-desemprego, a produção industrial e os preços de importação referentes a outubro, além de sondagens qualitativas de Feds regionais. Barr, Mester, Williams e Cook, do Fed, devem falar ao longo do dia.

 Cenário Brasil

No âmbito local, a agenda de dados econômicos permanece esvaziada hoje, na medida em que segue sob o radar dos investidores o noticiário associado ao front político e ao debate em torno da manutenção da meta fiscal do ano que vem.

Topo