Hoje na Economia – 17/01/2023

Hoje na Economia – 17/01/2023

Economia Internacional

Na China, a bateria de dados de atividade referentes a dezembro, que foi divulgada no overnight, surpreendeu positivamente as expectativas do mercado ao mostrar dados mais robustos do que o esperado. O PIB registrou expansão de 2,9% A/A no 4º trimestre de 2022, acima do consenso de crescimento de 1,6% A/A e encerrou o ano com expansão acumulada de 3,0%. A produção industrial subiu 1,3% A/A em dezembro, enquanto a mediana das projeções apontava para alta de 0,1% A/A. As vendas no varejo tiveram queda mais branda do que a esperada no mês (-1,8% A/A contra -9,0% A/A). Os investimentos em ativos fixos avançaram 5,1% A/A, marginalmente acima do esperado (5,0% A/A), e os investimentos em propriedades contraíram 10,0% A/A, ante estimativa de queda de 10,5% A/A.

Na Europa, a recuperação de indicadores de expectativas indica maior otimismo com a atividade econômica de curto-prazo. O índice Zew de Expectativas referente à Zona do Euro voltou ao campo positivo em janeiro (16,7 vs. -23,6 no dado anterior), assim como na Alemanha (16,9 vs. -15 no dado anterior). Também na Alemanha, a leitura final da inflação ao consumidor de dezembro não foi revisada e manteve-se estável em relação às preliminares, com variação de -0,8% M/M e 8,6% A/A.

Hoje o restante da agenda internacional tende a ser menos movimentada. Nos EUA, será divulgado o Empire Manufacturing de janeiro pelo Fed de NY, cujo índice deve permanecer em terreno contracionista (-8,7). Williams, do Fed, deve discursar no final da tarde.

Economia Nacional

O IGP-10 registrou ligeira alta de 0,05% M/M em janeiro, desacelerando em relação ao mês anterior (0,36% M/M). Na comparação interanual, a alta de janeiro é compatível com inflação acumulada de 4,27%. Os preços ao produtor arrefeceram -0,06% M/M na margem, puxados pela queda nos preços de combustíveis. Os preços ao consumidor avançaram 0,47% M/M, pressionados pelo grupo Educação, Leitura e Recreação. Os custos da construção civil variaram 0,14% M/M.

Para hoje, a agenda doméstica de dados não possui maiores destaques.

Topo