Hoje na Economia – 17/01/2024

Hoje na Economia – 17/01/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, o Empire Manufacturing referente a janeiro, que foi divulgado ontem, mostrou importante surpresa negativa ao recuar de -14,5 para -43,7, ante -5 esperado pelos analistas. A queda no dado de janeiro foi explicada por recuos nos componentes de novas encomendas e de embarques. Apesar da surpresa negativa na atividade, os mercados de juros ontem reagiram ao discurso de Waller, do Fed, que foi percebido como mais hawkish do que o esperado. Waller reforçou a mensagem de cautela e a postura de dependência dos dados do Banco Central no que tange o início do ciclo de normalização monetária.

Na China, foi divulgada nesta madrugada a bateria de dados de atividade referente a dezembro e o PIB do 4º trimestre, que vieram mistos. O PIB teve crescimento de 5,2% A/A no trimestre, ligeiramente abaixo da projeção consensual dos analistas (5,3%). A produção industrial registrou expansão de 6,8% A/A e surpreendeu positivamente a expectativa de 6,6%, enquanto as vendas no varejo cresceram em ritmo inferior ao esperado (7,4% A/A vs. 8,0% A/A). A taxa de desemprego subiu de 5,0% para 5,10%. Na parte de investimentos, os investimentos em ativos fixos urbanos cresceram 3,0% A/A na margem, mas os investimentos em propriedades seguiram enfraquecidos, recuando 9,6% A/A.

No Reino Unido, houve surpresa altista na divulgação dos dados de inflação ao consumidor de dezembro. A inflação variou 0,4% M/M, acima do esperado pela mediana das projeções dos analistas (0,2%), e acelerou para 4,0% na comparação interanual. O núcleo também veio acima do esperado (5,1% A/A vs. 4,9% A/A), puxado pelos preços de serviços.

Hoje a agenda econômica será movimentada, tendo como destaques dados nos EUA e discursos de membros do Fed. Serão divulgadas as vendas no varejo e a produção industrial referentes a dezembro, que devem variações de 0,4% M/M e -0,1% M/M, respectivamente. Também saem os preços de importações de dezembro, para os quais a expectativa mediana do mercado é de queda de 0,5% M/M, e o Fed divulga seu livro bege. Williams, Bowman e Barr, do Fed, têm discursos agendados.

 Cenário Brasil

No âmbito local, as vendas no varejo avançaram 0,1% M/M em novembro, em linha com o esperado pelo mercado, o que levou a alta interanual para 2,2%. Destacaram-se positivamente no dado de novembro as vendas de móveis e eletrodomésticos, que avançaram 4,5% M/M, e de equipamentos e materiais para escritórios, informática e comunicação, com alta de 18,6% M/M, refletindo o impacto dos descontos da Black Friday. No conceito ampliado, o setor varejista teve alta de 1,3% M/M, acima da expectativa mediana de 0,5%, puxado pelas vendas de veículos e motos.

O IGP-10 registrou variação de 0,42% M/M em janeiro, levemente abaixo da projeção mediana do mercado (0,46% M/M) e consistente com deflação acumulada em 12 meses de -3,20%. Os preços ao produtor variaram 0,42% M/M, puxados por commodities agrícolas. Os preços ao consumidor aceleraram 0,46% M/M, e o INCC subiu 0,39% na margem.

Topo