Hoje na Economia 17/02/2016

Hoje na Economia 17/02/2016

Edição 1456

17/02/2016

Alta volatilidade continua marcando o ritmo dos negócios no dia de hoje, impondo desempenhos distintos entre os diversos mercados globais.

Na Ásia, as bolsas de ações fecharam, em sua maioria, em baixa, acompanhando o petróleo, cujos preços permaneceram em queda durante toda a sessão asiática. O índice MSCI Asia Pacific fechou o dia com queda de 1,3%. O ceticismo em relação ao acordo de congelamento da produção de petróleo firmado ontem por quatro países (Arábia Saudita; Rússia; Catar e Venezuela) determinou queda de 1,36% no índice Nikkei, em Tóquio, ao mesmo tempo em que a moeda japonesa se valorizava frente ao dólar, reflexo da busca por porto seguro. No momento, o dólar é cotado a 113,92 ienes, com perda de cerca de 0,15%. Na China, medidas pontuais para estimular o crescimento econômico favoreceram a alta das ações: o índice Xangai Composto apurou valorização de 1,08%. Em Hong Kong, contudo, o índice Hang Seng perdeu 1,03%.

Após passar a sessão asiática em queda, os preços do petróleo voltaram a subir, influenciando positivamente os negócios no mercado europeu. O índice STOXX600 opera com ganho de 0,80% nesta manhã. O índice FTSE100 da bolsa de Londres sobe 0,84%; O CAC40 de Paris avança 1,06%; o DAX de Frankfurt tem valorização de 0,86%. O euro é cotado a US$ 1,1154, com alta de 0,10% diante da moeda americana.

As valorizações do iene japonês e do euro levam o índice DXY, que acompanha o valor do dólar diante de uma cesta de moedas, a registrar queda de 0,10%, no momento. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos encontra-se em 1,757% ao ano. O índice futuro de ações S&P 500 opera com discreta alta no momento (+0,19%). Hoje o Fed divulga a ata da reunião do Fomc de janeiro, onde deve conter explicações sobre a decisão de manter as taxas dos Fed Funds inalteradas, em 0,50% ao ano, na ocasião.

No mercado de petróleo, os preços do produto tipo WTI operam em alta. O barril é negociado US$ 29,13, com valorização de 0,45%. Quanto às demais commodities, os destaques são para os metais básicos (+1,21%) e as agrícolas (+0,74%). Metais preciosos e commodities energéticas operam em queda, nesta manhã.

A melhora nas cotações do petróleo e de algumas commodities metálicas, que anima as bolsas europeias, pode influenciar também a Bovespa, que poderá manter a tendência de alta observada ontem. O enfraquecimento global da moeda americana, nesta manhã, pode favorecer o real, enquanto no mercado de juros futuros, ante uma agenda econômica doméstica esvaziada em termos de indicadores, o desempenho do dólar e dos Treasuries devem contribuir para definir uma direção no dia de hoje.

Topo