Hoje na Economia – 17/03/2023

Hoje na Economia – 17/03/2023

Economia Internacional

Ontem o Banco Central Europeu (ECB) elevou suas taxas de juros referenciais em 50 pb, em linha com o esperado pelos mercados. No comunicado, o comitê trouxe revisões baixistas tanto para o cenário de crescimento quanto para a trajetória de inflação – com a ressalva de que as projeções foram feitas no início do mês e não incorporam os eventos recentes – e sinalizou que os próximos passos de política monetária devem depender da evolução dos dados. Em relação aos riscos ligados ao setor bancário, o ECB reforçou que seguirá vigilante e que dispõe das ferramentas necessárias para garantir a estabilidade monetária e financeira.

Na Zona do Euro, a divulgação final da inflação ao consumidor de fevereiro ficou em linha com a leitura preliminar, sem revisar a alta de 0,8% M/M. No acumulado em 12 meses, a inflação manteve-se em 8,5%. Os custos de trabalho subiram 5,7% A/A no 4º trimestre, ante 3,7% A/A (revisado de 2,9% A/A) no trimestre anterior.

Nos EUA, os dados ligados ao mercado de trabalho que foram divulgados ontem mostraram relevante surpresa altista em fevereiro. As construções de casas subiram 9,8% M/M, de 1,32 milhão para 1,45 milhão, acima da projeção de 0,1% M/M e do dado anterior (-2,0%). A concessão de licenças para novas construções avançou 13,8% M/M, contra 0,3% M/M esperado. No front da atividade, a sondagem industrial do Fed da Filadélfia veio mais fraca do que o esperado em março (-23,2 vs. -15), enquanto os pedidos semanais de seguro-desemprego desaceleraram de 212 mil para 192 mil, abaixo do esperado pelos analistas (205 mil).

Na China, o Banco Central chinês (PBOC) anunciou uma redução de 25 pb na taxa compulsória de reserva dos bancos, que deve criar estímulo adicional de US$ 72,6 bilhões e produzir viés de alta para ativos associados à demanda chinesa.

Hoje a agenda global tem como destaques a produção industrial de fevereiro nos EUA e a divulgação da leitura prévia da pesquisa de Confiança do Consumidor da Universidade de Michigan referente a março.

 

Economia Nacional

No âmbito local, o destaque da agenda de dados hoje é a divulgação dos dados da PNAD Contínua do trimestre findado em janeiro, que mostrou taxa de desemprego superior à esperada (8,4% vs. 8,2%). No front político, o mercado deve monitorar eventuais sinalizações acerca da nova regra fiscal. A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda divulga o Boletim MacroFiscal de 2023, à tarde.

 

Topo