Hoje na Economia 17/06/2015

Hoje na Economia 17/06/2015

Edição 1297

17/06/2015

Hoje, o foco volta-se para a reunião do Fomc, vista como decisiva para moldar o comportamento dos mercados nas próximas semanas. Com as apostas concentradas em setembro como o momento da primeira alta de juros, o encontro alimenta expectativas em torno das sinalizações a serem emitidas pelo comitê. Além do comunicado, o Fed deverá divulgar as projeções atualizadas, estando prevista, também, a entrevista coletiva de Janet Yellen ao final da reunião.

Há certo consenso, nesta manhã, que o Fed deve manter um discurso "dovish", sinalizando para um ritmo de aperto monetário mais lento do que o pensado pelo mercado. Essa ideia estimula os mercados de ações mundiais, nesta manhã. O índice futuro do S&P500 sobe 0,27% no momento, enquanto o dólar recua frente às principais moedas (dólar índex: -0,22%). O juro pago pelo T-Bond situa-se em 2,33% ao ano.

Na Europa, as preocupações com o impasse em torno das negociações entre Grécia e seus credores colocam a decisão de política monetária americana em segundo plano, pelo menos, nesta manhã. O índice STOXX600 recua 0,10% no momento, sendo que as praças mais importantes também operam em queda: Londres -0,33%; Paris -0,43% e Frankfurt -0,10%. O euro é cotado a US$ 1,1264, com valorização de 0,15% ante a moeda americana.

Na Ásia, bolsas da região fecharam sem direção única. O índice MSCI Asia Pacific apurou ganho de 0,1% na sessão de hoje. A bolsa de Tókio encerrou o dia em baixa, com o índice Nikkei registrando perda de 0,19%. As bolsas chinesas operaram em sentido contrário. O índice Composto de Xangai se valorizou 1,65% e o Hang Seng de Hong Kong subiu 0,70%. No mercado de câmbio, a moeda americana é negociada a 123,96 ienes, mantendo-se ligeiramente acima do fechamento de ontem.

No mercado de commodities, o petróleo sobe diante de informações sobre redução dos estoques americanos. O produto tipo WTI sobe 2,01% no momento, com o barril sendo cotado a US$ 61,20. O índice total de commodities sobe 1,10%, com destaque para metais básicos (+0,59%) e agrícolas (+0,89%).

Possibilidades de um Fed mais dovish e a alta das commodities, com destaque para o petróleo, devem contribuir para um desempenho positivo para a Bovespa, no dia de hoje. Na ausência de indicadores relevantes da economia brasileira, o mercado doméstico de juros futuros e o mercado de câmbio deverão acompanhar a evolução do dólar e das treasuries, refletindo as expectativas que cercam a reunião do Fed.

Topo