Hoje na Economia – 17/10/2022

Hoje na Economia – 17/10/2022

Economia Internacional

Nos EUA, as vendas no varejo em setembro, que foram divulgadas na última sexta-feira, ficaram estáveis na margem, com variação de 0,0% M/M, abaixo do esperado pelo mercado (0,2% M/M), causado pela queda de de 1,4% M/M nos preços de gasolina. Em contrapartida, o núcleo se manteve forte, subindo 0,3% M/M, com destaque para alta nas vendas de construção e vendas pela internet. Também divulgada na sexta-feira, a prévia da pesquisa de confiança do Consumidor da Universidade de Michigan veio acima do esperado (59,8 ante 58,8), sendo a surpresa altista derivada do componente de situação atual (65,3 contra 59,6 esperado). Destaque negativo foi a surpresa altista nas expectativas de inflação, que excederam o esperado pelo mercado. A expectativa para a inflação para 1 ano à frente acelerou de 4,7% para 5,1%, ante projeção de desaceleração para 4,6%, enquanto a expectativa mais longa, para 5 a 10 anos, subiu de 2,7% para 2,9%, ante 2,8% esperado.

Para hoje, a agenda global conta com a divulgação do Empire Manufacturing, do Fed de NY, referente ao mês de outubro, que deve ficar em -4,3. A divulgação da bateria de dados de atividade na China, que incluía o PIB do 3º trimestre e aconteceria nesta madrugada, foi adiada.

Economia Nacional

Na última sexta-feira, o destaque da agenda local foi a divulgação do volume de serviços em agosto, que avançou acima do esperado e superou as expectativas de mercado (0,7% M/M contra 0,2% M/M esperado), compatível com expansão de 8% na comparação interanual. A surpresa positiva teve contribuição da aceleração nos serviços prestados às famílias, que cresceram 1% M/M. O número corrobora a visão de continuidade de resiliência da atividade.

O IPC-S da segunda semana de outubro subiu 0,42%, acima da projeção mediana do mercado (0,36%) e do dado anterior (0,26%).

Hoje, a agenda doméstica contempla as divulgações do Relatório Focus, do IBC-Br de agosto, que deve mostrar contração de 0,7% M/M e do saldo semanal da balança comercial. No front político, será divulgada a pesquisa da IPEC.

 

Topo