Hoje na Economia – 17/10/2023

Hoje na Economia – 17/10/2023

 Cenário Internacional

Hoje, a agenda global de dados econômicos tem como destaques dados de atividade nos EUA e discursos de membros do Fed. As vendas no varejo americano referentes a setembro, que foram divulgadas nesta manhã, cresceram 0,7% M/M, ritmo superior ao esperado pela mediana das estimativas de mercado (0,3% M/M) e levemente inferior ao observado em agosto (revisado de 0,6% M/M para 0,8% M/M). O grupo de controle também veio mais forte do que o esperado (0,6% M/M vs. 0,1% M/M) e acompanhado de revisão altista do dado anterior (de 0,1% M/M para 0,2% M/M). Ainda será divulgada a produção industrial de setembro, que deve mostrar estabilidade na margem. Williams, Kashkari e Barkin, do Fed, discursam.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o volume de serviços registrou contração de 0,9% M/M em agosto, surpreendendo negativamente a expectativa mediana dos analistas de mercado, que esperavam variação positiva de 0,4% M/M. Na comparação interanual, o setor de serviços subiu 0,9%, também abaixo do esperado pelo mercado (2,8%). A surpresa negativa no dado de agosto foi espalhada entre as atividades e mostrou uma abertura, no todo,  mais fraca do que a esperada, tendo como destaques negativos as quedas observadas nos serviços prestados às famílias (-3,8% M/M) e os serviços de transportes (-2,1% M/M). Ademais, o dado de agosto adiciona viés baixista para a projeção da SulAmérica Investimentos de estabilidade para o PIB do 3º trimestre, o que corrobora o diagnóstico de desaceleração gradual da atividade.

O IGP-10 variou 0,52% M/M em outubro, superando a projeção mediana do mercado de 0,4% M/M e acelerando em relação ao número anterior (0,18% M/M), de modo que a deflação acumulada nos últimos 12 meses tenha desacelerado para -4,88%. Os preços ao produtor subiram 0,61% neste mês, na esteira da alta de 7.31% do minério de ferro e de combustíveis (diesel e gasolina), enquanto houve uma moderação da deflação do IPA Agrícola refletindo o impacto da aceleração no preço da carne bovina. Os preços ao consumidor subiram 0,25% M/M, e o INCC variou 0,36% em outubro.

Topo