Hoje na economia – 17/11/2022

Hoje na economia – 17/11/2022

Economia Internacional

Nos EUA, os dados divulgados ontem mostraram panorama mais forte do que o esperado para a atividade e menos otimista para o arrefecimento da inflação. As vendas no varejo subiram 1,3% M/M em outubro, acima da expectativa mediana de mercado (1,0% M/M) e do dado anterior (0,0% M/M). Também houve surpresa altista no núcleo, que avançou 0,7% M/M no mês ante 0,3% M/M esperado. Os preços de importação tiveram deflação menor do que a esperada em outubro (-0,2% M/M contra -0,4% M/M esperado). Para os preços excluindo petróleo, para os quais a queda esperada era de 0,8% M/M, essa foi de 0,2% M/M. Em contrapartida, a produção industrial de outubro veio mais fraca do que o esperado, contraindo 0,1% M/M, abaixo da expectativa de alta de 0,1% na margem. O dado do mês anterior foi revisado de 0,4% M/M para 0,1% M/M. No setor imobiliário, o índice de confiança dos construtores NAHB desacelerou de 38 para 33 no mês, abaixo do esperado (36).

Na madrugada, foi divulgada a leitura final da inflação ao consumidor na Zona do Euro, que ficou em linha com a preliminar (1,5% M/M e 10,6% A/A) para o índice-cheio e para o núcleo (5,0% A/A), ainda pressionada pelos preços de energia e de alimentos. Notícia positiva foi a estabilidade em serviços.

Para hoje, a agenda segue movimentada nos EUA, com a divulgação de dados de atividade, do setor imobiliário e discursos de membros do Fed. Serão divulgados os pedidos semanais de seguro-desemprego e a sondagem industrial do Fed da Filadélfia de novembro do lado da atividade, enquanto do lado do setor de housing, saem as construções de novas casas em outubro e a concessão de autorizações para novas construções. Ao longo do dia, Bullard, Mester e Kashkari, do Fed, devem falar.

 

Economia Nacional

O IGP-10 de novembro variou -0,59% M/M, mostrando deflação superior à esperada pela SulAmérica Investimentos e pela mediana de mercado (-0,51% M/M). Na composição do dado, o IPA caiu 0,98% no mês, enquanto o IPC acelerou 0,67%, refletindo a alta nos preços dos combustíveis e de alimentos. Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada pelo índice caiu para 5,55%.

Hoje, a agenda de dados fica restrita, na medida em que o foco dos mercados domésticos deve permanecer sobre a repercussão da apresentação da PEC da Transição no Senado. O anteprojeto entregue ontem tem impacto fiscal potencial de R$200bi, se gasto integralmente. Agora começa a tramitação no Congresso, primeiro no Senado e depois na Câmara.

Topo