Hoje na Economia – 17/11/2023

Hoje na Economia – 17/11/2023

 Cenário Internacional

O balanço dos dados de atividade divulgados ontem nos EUA foi misto, com dados de emprego e de produção industrial surpreendendo para baixo e dados qualitativos melhores do que o esperado. Os pedidos semanais de seguro-desemprego vieram acima do esperado (231 mil vs. 220 mil), sugerindo algum afrouxamento no mercado de trabalho, enquanto a produção industrial registrou contração de 0,6% M/M em outubro, ante expectativa de queda de 0,4% M/M e alta de 0,3% M/M no mês anterior, refletindo o impacto de greves no setor automotivo. Os índices de atividade de Feds regionais referentes a novembro, que incluem o Fed da Filadélfia e o de Kansas City, permaneceram em campo negativo, mas vieram mais fortes do que o esperado.

Na Zona do Euro, a divulgação final da inflação ao consumidor de outubro permaneceu em linha com a leitura preliminar e veio conforme o esperado (0,1% M/M). No Reino Unido, as vendas no varejo frustraram a expectativa consensual do mercado ao cair 0,3% M/M em outubro, ante alta de 0,4% M/M esperada.

Para hoje, o restante da agenda internacional conta com a divulgação de dados relativos ao setor imobiliário nos EUA e com discursos de membros do Fed. Serão divulgadas as construções de casas e as concessões de licenças para novas construções referentes a outubro, e Collins, Daly e Goolsbee, do Fed, têm discursos agendados para hoje.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o IGP-10 variou 0,52% M/M em novembro, em linha com o esperado e com o dado anterior, de modo que a deflação acumulada em 12 meses recuou para -3,81%. Os preços ao produtor avançaram 0,60% na margem, pressionados pelo aumento nas cotações de commodities agrícolas como açúcar e bovinos e de bens industriais (diesel e minério de ferro). Os preços ao consumidor subiram 0,39% M/M, na esteira da reversão dos preços de alimentação e de passagens aéreas, enquanto a variação do INCC desacelerou para 0,18% M/M neste mês.

Nesta manhã também foi divulgado o IBC-Br referente ao mês de setembro, pelo Banco Central. O índice variou -0,06% M/M, abaixo da expectativa consensual dos analistas (+0,2% M/M) e consistente com alta interanual de 0,32%.

Topo