Hoje na Economia – 18/03/2024

Hoje na Economia – 18/03/2024

 Cenário Internacional

Na China, a bateria de dados de atividade referentes a fevereiro, que foi divulgada nesta madrugada, surpreendeu positivamente as expectativas de mercado. A produção industrial registrou expansão de 7,0% no acumulado do ano em termos anualizados, acima do esperado pelos analistas (5,2%) e do dado anterior (6,8%). Os investimentos em ativos fixos também vieram acima do esperado (4,2% A/A YTD vs. 3,2%), enquanto os investimentos em propriedades seguiram caindo (-9,0% A/A YTD). As vendas no varejo vieram marginalmente abaixo do esperado, mas mostraram crescimento de 5,5% A/A YTD, ante expectativa mediana de mercado de 5,6%. A taxa de desemprego subiu para 5,3%, ante 5,1% esperado.

Na Zona do Euro, a leitura final do índice de inflação ao consumidor referente a fevereiro confirmou os dados preliminares, mantendo a variação de 0,6% M/M, compatível com alta interanual de 2,6%. O núcleo manteve a variação acumulada em 12 meses de 3,1%.

Para hoje, a agenda global não possui maiores destaques. Nos EUA, serão divulgados o índice NAHB de confiança dos construtores de março e a sondagem de serviços do Fed de NY de março.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o IGP-10 registrou deflação menos intensa do que a esperada em março (-0,17% M/M vs. -0,3% M/M), levando a variação acumulada nos últimos 12 meses para -4,05%. No dado deste mês, os preços ao produtor recuaram 0,4% M/M, puxados pela continuidade da queda dos preços de grãos, enquanto os preços de alguns alimentos in natura exerceram pressão altista. Os preços ao consumidor avançaram 0,48% M/M, enquanto o INCC acelerou 0,27% M/M.

O IBC-Br de janeiro, divulgado nesta manhã pelo Banco Central, veio em linha com o esperado pelo mercado ao mostrar variação de 0,60% M/M.

Topo