Hoje na Economia 18/05/2016

Hoje na Economia 18/05/2016

Edição 1519

18/05/2016

Investidores voltam a considerar a possibilidade de a taxa de juros nos EUA voltar a subir na reunião do Fomc em junho, após comentários "hawkish" de dois membros do Fed, conjugado a um índice ao consumidor mostrando inflação mais forte em abril do que o esperado pelo mercado. A probabilidade de os Fed Funds subirem em junho aumentou de 4% para 12%, na tarde de ontem.

O dólar sobe forte nesta manhã. O dólar index, que avalia o valor da moeda americana frente a uma cesta de moedas, atingiu 94,903, com alta de 0,40%. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos sobe 0,60% no momento, colocando o yield em 1,783% ao ano. O índice futuro de ações do S&P 500 flutua em torno da estabilidade. Hoje será divulgada (às 15hs) a ata da reunião do Fomc do mês passado, que deverá agregar mais elementos que permitam refinar as aposta sobre o momento da próxima alta da taxa básica de juros.

Na Ásia, o índice regional MSCI Asia Pacific encerrou o pregão desta quarta-feira com queda de 0,20%, com investidores avaliando o bom desempenho da economia japonesa no 1º trimestre e as possibilidades de o Fed voltar a subir os juros antes do esperado pelo mercado. No Japão, o PIB do 1º trimestre subiu 1,7% em termos anualizados, contra projeção de 0,3% efetuada pelos analistas. Esse quadro mais positivo reduziu a expectativa de aumento do apoio monetário na economia japonesa. O índice Nikkei fechou o dia estável, enquanto, no mercado de câmbio, a moeda americana era negociada a 109,43 ienes nesta manhã, pouco acima de 109,00 ienes observados ontem à tarde. Na China, o índice Composto de Xangai teve desvalorização de 1,27%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng apurou perda de 1,45%.

Na Europa, o índice preços ao consumidor de abril ficou estável frente ao mês anterior, acumulando queda de 0,2% em bases anuais. Esse quadro de estagnação, conjugado a maior probabilidade de os juros americanos voltarem a subir no curto prazo, alimenta o mau humor nos mercados europeus. O índice de ações STOXX600 recua 0,12% no momento. Em Londres o FTSE100 perde 0,27%; o CAC 40 de Paris recua 0,20% e em Frankfurt, o DAX tem desvalorização de 0,24%. O euro troca de mãos a US$ 1,1269, perdendo 0,40% diante da moeda americana.

A alta do dólar no dia de hoje derruba o mercado de commodities. O petróleo tipo WTI é negociado a US$ 48,29/barril, com queda de 0,10%. O índice Geral de Commodity da Bloomberg apura perda de 0,50%, nesta manhã.

Mercados domésticos devem abrir refletindo as preocupações com a política monetária americana, que ditam o tom dos negócios nos mercados internacionais, nesta manhã. A Bovespa deve acompanhar a tendência de queda ditada pelo recuo das commodities, bem como pela tendência de baixa apresentada pelas principais bolsas internacionais. No mercado de juros, a curva de DIs futuros refletirá a evolução do dólar, que deve operar em alta, e das Treasuries, neste dia de ata do Fomc, além das incertezas do cenário político doméstico.

Topo