Hoje na Economia – 18/05/2023

Hoje na Economia – 18/05/2023

Economia Internacional

Na Zona do Euro, o Vice-Presidente do Banco Central Europeu (ECB), Luis de Guindos, afirmou em discurso nesta manhã que ainda há trabalho a ser feito pelo ECB em termos de aumento de juros, mesmo que a política monetária já tenha avançado em campo contracionista, reconhecendo que a persistência inflacionária, em especial dos núcleos de serviços, preocupa e demanda cautela adicional do BC europeu.

Hoje, a agenda global conta com a divulgação de dados de atividade e de housing nos EUA. A sondagem industrial do Fed da Filadélfia referente a maio subiu de -31,3 para -10,4, acima do esperado pelo mercado (-20), ao passo que os pedidos semanais de seguro-desemprego vieram abaixo do esperado (242 mil contra 251 mil), desacelerando em relação ao dado anterior (264 mil). Ainda serão divulgados os indicadores antecedentes e as vendas de casas usadas em abril, que devem ter registrado queda de 0,6% M/M. Os mercados também seguem atentos à evolução das negociações entre o presidente Joe Biden e líderes do Congresso americano envolvendo o teto da dívida americana.

Economia Nacional

No âmbito local, o requerimento de urgência para a votação do projeto de lei do novo arcabouço fiscal no Congresso foi aprovado, ontem, pela Câmara dos Deputados, por 367 votos a 102, conforme amplamente esperado. A expectativa, agora, é de que o relatório seja votado na próxima semana, entre terça-feira e quarta-feira.

A agenda de dados econômicos fica esvaziada hoje.

Topo