Hoje na Economia – 18/07/2023

Hoje na Economia – 18/07/2023

Economia Internacional

Na Zona do Euro, membros do ECB que discursaram no overnight adotaram tom mais dovish, o que levou a movimento de fechamento de juros na sessão de hoje. Visco e Knot se mostraram mais otimistas com a dinâmica inflacionária recente, reconhecendo que o processo de desinflação pode se consolidar mais rápido do que o esperado. Ambos também consideram incerta a necessidade de continuação do ciclo de aperto de juros após a reunião de julho, dados os efeitos defasados da política monetária e a postura do ECB de dependência da evolução dos dados.

Na China, em resposta às surpresas baixistas de atividade e à frustração com o crescimento do PIB no 2° trimestre, o governo anunciou um pacote de medidas de estímulos ao setor imobiliário por meio de acesso a crédito e a subsídios para compra de imóveis e renovação de casas.

Hoje, a agenda global de dados tem como destaques dados de atividade nos EUA. Foram divulgadas as vendas no varejo referentes a junho, que subiram 0,2% M/M, abaixo do esperado (0,5% M/M). O grupo de controle, por outro lado, surpreendeu positivamente a expectativa mediana dos analistas ao mostrar alta de 0,6% M/M, ante 0,3% M/M esperado. Ainda hoje será divulgada a produção industrial de junho, que deve mostrar estabilidade na margem.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos hoje fica esvaziada.

 

Topo