Hoje na Economia – 18/09/2024
Cenário Internacional
Nesta madrugada, foi divulgada a leitura final da inflação ao consumidor de agosto na Zona do Euro. O Consumer Price Index (CPI) mostrou variação de 0,1% M/M, revisada marginalmente para baixo em relação à divulgação preliminar (0,2% M/M) e consistente com alta interanual de 2,2%. O núcleo permaneceu em 2,8% A/A.
Hoje a agenda internacional terá como destaque a reunião do FOMC, nos EUA. É esperado tanto pela SulAmérica Investimentos quanto pelo consenso de mercado que o comitê inicie o ciclo de normalização monetária com um corte no intervalo da taxa de juros de 25 pb, para 5,00%-5,25%. Além do comunicado e da entrevista de Powell após a decisão, os mercados também estarão atentos à divulgação do Gráfico de Pontos (Dot Plot), que deve mostrar projeção mediana dos membros do comitê para a taxa de juros contemplando 3 cortes de 25 pb neste ano e taxa e em torno de 3,0% no final de 2026.
Cenário Brasil
No âmbito local, o principal destaque da agenda de hoje será o anúncio da decisão do COPOM. A expectativa da SulAmérica Investimentos, em linha com o amplo consenso de mercado, é de que o comitê elevará a meta da taxa Selic em 25 pb, de 10,50% a.a para 10,75%, o que seria condizente com a comunicação de importantes membros do COPOM (Diego Guillen, diretor de política econômica, e Roberto Campos Neto, presidente do BC), que parece favorecer um ajuste gradual no início do ciclo. Em termos de sinalização, não esperamos que o comunicado traga indicação quanto ao ritmo de aperto monetário a ser adotado nas próximas reuniões.