Hoje na Economia – 18/10/2023

Hoje na Economia – 18/10/2023

 Cenário Internacional

Nos EUA, a produção industrial referente a setembro, que foi divulgada ontem, registrou expansão de 0,3% M/M, acima do esperado pela mediana das projeções de mercado, que sugeria estagnação na margem. Por outro lado, apesar da surpresa altista no dado de setembro, houve revisão para baixo do dado anterior para 0,0% M/M, de 0,4% M/M.

Na China, o destaque da agenda nesta madrugada foi a divulgação da bateria de dados de atividade, que surpreenderam positivamente e vieram, em maior parte, melhores do que o esperado pelos analistas, levando a revisões altistas para o crescimento de 2023 e 2024. O PIB do 3° trimestre teve expansão de 4,9% A/A, superando a expectativa consensual do mercado de 4,5% A/A. A produção industrial e as vendas no varejo referentes a setembro também vieram acima do esperado. A indústria chinesa cresceu 4,5% A/A, ante 4,4% A/A esperado, enquanto o setor varejista avançou 5,5% A/A, ante 4,9% A/A esperado. Em contrapartida, os investimentos em construção seguiram indicando fraqueza em setembro (-9,1% A/A).

Na Europa, houve a divulgação de dados de inflação levemente piores do que o esperado no Reino Unido. A inflação ao consumidor subiu 6,7% A/A em setembro, acima da projeção mediana dos analistas de 6,6%, enquanto o núcleo teve alta de 6,1% A/A, ante 6,0% esperado.

Hoje a agenda global contou com a divulgação de dados referentes ao setor imobiliário nos EUA. O início de novas construções subiu 7,0% M/M em setembro, ligeiramente abaixo da expectativa de mercado (7,8% M/M), ao passo que a concessão de licenças para novas construções teve queda de 4,4% M/M, inferior à esperada pelos analistas (-5,7% M/M). À tarde será divulgado o livro bege do Fed, e membros do BC americano têm discursos agendados. Waller, Williams, Bowman, Barkin, Harker e Cook falam ao longo do dia.

 Cenário Brasil

No âmbito local, o destaque da agenda foi a divulgação das vendas no varejo referentes ao mês de agosto. No conceito restrito, o varejo recuou 0,2% M/M na margem, consistente com variação interanual de 2,3% e comparada à queda de 0,7% M/M esperada pelo mercado. Na contramão, o varejo ampliado surpreendeu para baixo e mostrou retração superior à esperada (-1,3% M/M vs. -0,7% M/M), desacelerando para 3,6% na comparação interanual. No todo, a primeira leitura é que de a composição do dado de agosto não tende a alterar a visão de crescimento ligeiramente negativo no 3° trimestre.

Topo