Hoje na Economia – 18/11/2022

Hoje na Economia – 18/11/2022

Economia Internacional

Nos EUA, os dados de housing divulgados ontem seguiram em queda, refletindo o enfraquecimento já antecipado do setor imobiliário americano. O início de novas construções caiu 4,2% M/M em outubro, mais do que o esperado pelo mercado (-2,0% M/M), enquanto a concessão de licenças para construções contraiu 2,4% M/M ante expectativa de queda de 3,2% M/M. Em termos de atividade, o índice de atividade do Fed da Filadélfia surpreendeu negativamente, vindo abaixo do esperado pelos analistas (-19,4 contra -6,0). Destaques foram a piora no componente de emprego e a interrupção da queda no tempo de entrega, apontando eventual esgotamento da normalização das cadeias de produção.

No Reino Unido, as vendas no varejo mostraram resiliência em outubro ao avançar 0,6% M/M, ligeiramente acima do esperado (0,5% M/M), revertendo o dado negativo do mês anterior, que foi revisado de -1,4% M/M para -1,5% M/M. No núcleo que exclui os combustíveis, a alta foi de 0,3% M/M, inferior à expectativa de 0,6% M/M.

Hoje a agenda global tende a ser menos movimentada, tendo como destaques as divulgações das vendas de casas existentes nos EUA e do indicador antecedente de outubro. Collins, do Fed, devem discursar.

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos segue esvaziada hoje.

No front político, o foco deve permanecer sobre os próximos passos da tramitação da PEC da Transição, que deve passar por medidas de desidratação no Congresso.

Topo