Hoje na Economia – 18/12/2024
No Reino Unido, a inflação ao consumidor veio em linha com as expectativas, com o núcleo subindo na margem e os serviços estabilizados. Esses resultados reforçam a expectativa de manutenção dos juros na reunião de amanhã do Banco da Inglaterra (BoE). Na Zona do Euro, o dado final de inflação ao consumidor foi revisado ligeiramente para baixo, para 2,2% A/A, ante 2,1% A/A.
Philip Lane, membro do ECB, destacou os riscos de queda no crescimento econômico na Zona do Euro, mas afirmou que o banco central não está comprometido com nenhuma trajetória predeterminada de taxas de juros. Nos Estados Unidos, o destaque do dia é a reunião do FOMC, que deve cortar os juros básicos em 25 pontos-base, para 4,25%. O mercado também espera revisões altistas nas projeções de PIB, inflação e juros futuros. Além disso, serão divulgados dados do setor imobiliário, como início de novas construções e licenças para construções, que ajudarão a medir a força do mercado habitacional.
Cenário Brasil
No Brasil, foi aprovado o PLP do pacote fiscal, e há expectativa de votação do PL e da PEC associados ao tema. Embora o noticiário seja positivo e vá na direção correta, ainda não resolve integralmente a questão fiscal, mantendo a necessidade de monitoramento dos próximos passos.
Além disso, o Tesouro Nacional anunciou um leilão de recompra de títulos públicos, o que pode ajudar a aliviar a pressão sobre os prêmios da curva de juros. Esse movimento é bem recebido pelo mercado, embora os desafios fiscais continuem a ser um ponto de atenção.