Hoje na Economia – 19/02/2024

Hoje na Economia – 19/02/2024

 Cenário Internacional

Nos EUA, os dados de inflação ao produtor que foram divulgados na última sexta-feira surpreenderam para cima a expectativa consensual dos analistas. Os preços ao produtor registraram alta de 0,3% M/M em janeiro, acima do esperado pelo mercado (0,1% M/M), enquanto o núcleo subiu 0,6% M/M, ante 0,1% M/M esperado. A leitura preliminar da pesquisa de confiança do consumidor da Universidade de Michigan referente a fevereiro mostrou expectativas de inflação ligeiramente superiores às esperadas pelos analistas. A inflação esperada para os próximos 12 meses subiu de 2,9% para 3,0%, ao passo que se projetava estabilidade em 2,9%. A expectativa para a inflação de 5 a 10 anos à frente permaneceu em 2,9%, enquanto os analistas estimavam queda para 2,8%. Os discursos de membros do Fed, em especial de Daly, na sexta-feira, seguem reforçando a mensagem de cautela e paciência por parte da autoridade monetária frente ao timing para o início do ciclo de cortes de juros.

Na China, o Banco Central chinês (PBoC) manteve a taxa de empréstimos de 1 ano em 2,50%, em linha com a expectativa consensual do mercado.

Para hoje, a agenda global de dados fica esvaziada em razão do feriado nos EUA.

 Cenário Brasil

No âmbito local, com a agenda de dados econômicos pouco movimentada, o destaque de hoje foi a divulgação do IBC-Br de dezembro, que mostrou crescimento de 0,82% M/M – acima do esperado pelo mercado (0,75% M/M) e compatível com alta interanual de 1,36%.

Topo