Hoje na Economia – 19/02/2025

Hoje na Economia – 19/02/2025

Cenário Internacional

Ontem à noite, Trump afirmou que provavelmente colocará tarifas de importação de 25% sobre automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos, com um anúncio previsto para ocorrer até 2 de abril.

No Japão, as encomendas às fábricas de dezembro caíram 1,2% M/M, abaixo da expectativa de 0,5%. Na China, os preços dos imóveis novos recuaram 0,07% em janeiro, enquanto os usados registraram queda de 0,34%. No Reino Unido, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de janeiro avançou 3,0% A/A, acima da projeção de 2,8%, com o núcleo em 3,7% e os serviços em 5,0%, ligeiramente abaixo da estimativa de 5,1%.

Nos Estados Unidos, serão divulgados hoje os dados de permissão para construção de casas e início de novas obras referentes a janeiro, às 10h30, além da ata do FOMC, às 16h.

 

Cenário Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais de 33 pessoas por organização criminosa e tentativa de golpe de Estado. A defesa do ex-presidente reagiu com indignação e negou as acusações. Segundo a Folha, o Supremo Tribunal Federal (STF) pretende julgar Bolsonaro ainda este ano para evitar impactos no ano eleitoral de 2026.

O Tribunal de Contas da União (TCU) reverteu uma decisão tomada no ano passado e isentou o governo da necessidade de incluir, no orçamento deste ano, cerca de R$ 30 bilhões para o pagamento do abono salarial.

O governo decidiu travar o aumento de mistura de biodiesel no diesel em 14%, suspendendo o aumento de 1 ponto percentual que estava previsto para março. A decisão foi tomada para evitar pressões inflacionárias.

A agenda de hoje está esvaziada.

Topo