Hoje na Economia 19/03/2018

Hoje na Economia 19/03/2018

Edição 1973

19/03/2018

Prevalece um clima de forte aversão ao risco nos principais mercados globais. Semana recheada de eventos importantes – reunião do Fomc; Brexit; reunião G20 – deixa investidor na defensiva. Mercados de ações operam no vermelho, as commodities recuam, o dólar flutua e os juros do bonds estão em alta.

Na Ásia, além dessas preocupações, afetaram também os negócios as tensões entre os EUA e a China, bem como problemas políticos no Japão. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific caiu 0,5% no pregão de hoje. No Japão, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio perdeu 0,90%, refletindo pesquisas que mostram perda de popularidade do primeiro ministro Shinzo Abe, após denúncias de corrupção. O iene se fortaleceu contra o dólar sendo cotado a 105,92 ienes de 106,08 ienes no fim da tarde de sexta-feira. Na China, o índice Composto de Xangai teve valorização de 0,29%. A mudança no comando do banco central chinês (PBoC) foi recebido com normalidade. Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou próximo a estabilidade (+0,04%).

O principal foco dos mercados globais, nesta semana, será a primeira reunião de política monetária (Fomc) comandada pelo novo presidente do Fed, Jerome Powell. Há algumas semanas, em conferência, Powell sugeriu que ele estaria aberto a aceitar quatro elevações da taxa de referência neste ano, em detrimento ás três que foram projetadas no último encontro. Essa postura divide os investidores e aumenta a cautela nos negócios. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos subiu para 2,861% ao ano, de 2,844% de sexta-feira. O dólar avança, principalmente, contra as moedas dos mercados emergentes, enquanto em relação aos avançados, a divisa americana não mostra tendência clara nesta manhã. Os futuros das principais bolsas de Nova York operam com pesadas quedas, no momento: o índice Dow Jones cai 0,59%; o S&P 500 recua 0,54%; Nasdaq perde 1,23%.

Na Europa, bolsas também registram perdas significativas, refletindo a queda de papeis ligados a mineradoras e tecnologia. O índice STOXX600 registra perda de 0,70%, no momento. Em Londres, o FTSE100 tem desvalorização de 1,06%, com preocupações com o andamento das conversações envolvendo o Brexit. Em Paris, o CAC40 recua 0,78%; em Frankfurt, o DAX cai 0,97%. O euro é negociado a US$ 1,2292, permanecendo próximo ao patamar observado na sexta-feira.

No mercado de commodities, a queda é praticamente generalizada. O índice Geral de Commodities da Bloomberg recua 0,52%, no momento, com destaque para metais básicos -0,25%; agrícolas -0,41%; metais preciosos -0,50%. No mercado de petróleo, o contrato futuro do produto tipo WTI é negociado a US$ 62,10/barril, com queda de 0,38%.

No âmbito doméstico, a cautela também deve prevalecer, com o foco sobre a política monetária, tanto nos EUA (que deve subir os juros), como aqui, onde o Copom poderá anunciar na quarta-feira, mais um corte na Selic, segundo o consenso do mercado. Na esfera política, as atenções estarão voltadas às decisões da justiça que devem definir o destino do ex-presidente Lula.

Topo