Hoje na Economia – 19/05/2023

Hoje na Economia – 19/05/2023

Economia Internacional

Nos EUA, as vendas de casas existentes registraram queda superior à esperada pela mediana das projeções de mercado em abril (-3,4% M/M vs. -3,2% M/M). O indicador antecedente para o mês de abril caiu 0,6% M/M na margem, em linha com o esperado pelos analistas.

Na Alemanha, a inflação ao produtor variou 0,3% M/M em abril, acima da expectativa mediana do mercado (-0,5% M/M) e consistente com alta acumulada de 4,1% na comparação interanual.

Na Ásia, os destaques do noticiário no overnight foram a divulgação dos dados de inflação ao consumidor no Japão, que vieram em linha com o esperado no índice cheio e abaixo no núcleo (4,1% A/A vs. 4,2% A/A), e da indicação pelo Banco Central chinês (PBoC) de que deve intervir no mercado cambial para conter a especulação contra o yuan.

Hoje, com a agenda global de dados econômicos esvaziada, os mercados se atentam aos discursos de membros de bancos centrais desenvolvidos. Powell, Williams e Bowman, do Fed, discursam, enquanto Lagarde e Schnabel, do ECB, também têm discursos agendados.

Economia Nacional

O destaque da agenda doméstica foi a divulgação do IBC-Br de março, que mostrou retração de -0,15% M/M, ante -0,3% M/M esperada, e desacelerou em relação ao dado anterior (revisado de 3,32% M/M para 2,53% M/M). Na comparação interanual, o IBC-Br teve expansão de 5,46%.

A 2ª prévia do IGP-M de maio mostrou variação de -1,5%, inferior à queda de 0,66% na mesma leitura do mês anterior. Os preços ao produtor contraíram 2,21%, puxados pelos preços de itens agropecuários, enquanto os preços ao consumidor subiram 0,54%. O INCC teve variação de 0,02%, próxima à estabilidade.

Topo