Hoje na Economia – 19/07/2023

Hoje na Economia – 19/07/2023

Economia Internacional

Nos EUA, a produção industrial registrou contração de -0,5% M/M em junho, frustrando a expectativa mediana dos analistas de variação de 0,0% M/M na margem. Na comparação interanual, a indústria acumula queda de -0,43%. O dado negativo de junho indicou enfraquecimento generalizado entre as aberturas, em especial na produção de bens de consumo duráveis, mas exceção do setor de construção, que subiu 0,3% M/M. Também divulgado ontem, o índice NAHB de confiança dos construtores para o mês de julho veio em linha com o esperado (56), acelerando marginalmente em relação ao dado anterior.

Na Europa, os destaques da agenda no overnight foram as divulgações de dados de inflação. A leitura final da inflação ao consumidor de junho referente à Zona do Euro veio em linha com as preliminares, mas o núcleo foi revisado levemente para cima, de 5,4% A/A para 5,5% A/A. No Reino Unido, por outro lado, houve surpresa baixista com o dado de junho, que registrou variação de 0,1% M/M ante 0,4% M/M esperada, consistente com alta interanual de 7,9%. O núcleo desacelerou de 7,1% A/A para 6,9% A/A, também abaixo do esperado.

Hoje a agenda global ainda contou com a divulgação de dados do setor imobiliário referentes a junho nos EUA. As concessões de alvarás para novas construções caíram 3,7% M/M, abaixo do esperado pelos analistas (0,2% M/M), enquanto as construções de residências recuaram menos do que o esperado (-8,0% M/M vs. -9,3% M/M).

Economia Nacional

No âmbito local, a agenda de dados econômicos hoje segue pouco movimentada. A 2ª prévia do IGP-M de julho mostrou variação de -0,72%, acelerando em relação à mesma leitura do mês anterior, que havia registrado deflação de -1,78%. A perda de tração da trajetória deflacionária dos preços ao produtor se intensificou nesta leitura, refletindo o impacto da alta no preço do minério de ferro sobre produtos industriais. Os preços ao consumidor variaram 0,04%, enquanto o INCC subiu 0,03%.

 

Topo