Hoje na Economia – 19/08/2020

Hoje na Economia – 19/08/2020

A maioria das principais bolsas internacionais opera em alta moderada, nesta manhã de quarta-feira. Investidores otimistas quanto à recuperação da economia mundial após a crise causada pela pandemia de coronavírus, sustentada pelas políticas expansionistas dos governos e bancos centrais de diversas partes do globo.

Na Ásia, os mercados de ações operaram sem direcional único. O índice regional de ações MSCI Asia Pacific fechou próximo da estabilidade. Na China, após quatro pregões sucessivos de alta, os mercados de ações cederam à realização de lucros. O índice Xangai Composto fechou o pregão desta quarta-feira com queda de 1,24%, com destaque para o recuo nas ações de tecnologia e saúde. Na bolsa de Hong Kong, que teve a sessão de hoje interrompida devido a alerta de tufão, o índice Hang Seng caiu 0,74%. No Japão, bolsas locais acompanharam as altas das bolsas de Nova York, que renovaram máximas históricas. O índice Nikkei subiu 0,26% em Tóquio. O sul-coreano Kospi registrou ganho de 0,52% em Seul. Já o Taiex, fechou em queda de 0,73% em Taiwan. O dólar recua levemente diante da moeda japonesa, nesta manhã, sendo negociado a 105,37 ienes.

Na Europa, após uma abertura em queda, com investidores preocupados com uma segunda onda de contaminações pelo coronavírus no continente, bolsas voltaram ao azul, estimuladas pelas máximas históricas das bolsas de Nova York. O índice pan-europeu de ações opera com alta de 0,29%, no momento. Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,16% em Londres; o CAC40 tem ganho de 0,28% em Paris; em Frankfurt, o DAX sobe 0,31%. O euro troca de mãos a US$ 1,1943, com valorização de 0,10%, nesta manhã.

Após as novas máximas históricas registradas pelas bolsas de Nova York no pregão de ontem, os futuros de ações apontam para uma abertura em alta moderada para o dia de hoje. Investidores estarão de olho no impasse nas negociações em Washington em torno do novo pacote fiscal e à espera da divulgação da ata da última reunião de política monetária do Fed (Fomc). O índice futuro do Dow Jones sobe 0,17%, nesta manhã; S&P 500 avança 0,18%; Nasdaq se valoriza 0,15%. O juro pago pela Treasury de 10 anos recua 2 pontos base, para 0,65% ao ano. O índice DXY do dólar opera estável em torno de 92,20 pontos, após sofrer forte queda ontem e atingir os menores níveis em dois anos.

Temores de que as negociações em torno das novas medidas de estímulo à economia americana não avancem, prejudicando a retomada da economia, se sobrepõem à redução dos estoques de petróleo captada pela American Petroleum Institute (API). O contrato futuro do petróleo tipo WTI é cotado a US$ 42,59/barril, com queda de 0,70%, nesta manhã.

A Bovespa deve abrir em alta moderada, sujeita a movimentos de realização de lucros, acompanhando a sinalização dos futuros de ações da bolsa de Nova York. No âmbito doméstico, os ânimos se acalmaram, com investidores ainda confiantes na capacidade da equipe econômica de conseguir atender as demandas por mais gastos do governo sem agravar o atual quadro fiscal. O dólar pode abrir em queda ante o real, influenciado pelo cenário externo mais calmo, enquanto a curva de juros futuros deve oscilar entre margens estreitas, de olhos no noticiário político.

Topo