Hoje na Economia – 19/10/2020

Hoje na Economia – 19/10/2020

Principais bolsas internacionais operam em alta nesta manhã. As negociações em torno de um novo pacote fiscal nos EUA avançaram no final de semana. Em entrevista à TV ABC, a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, afirmou que há grandes chances de se chegar a um acordo sobre os novos estímulos fiscais com a Casa Branca antes das eleições de 3 de novembro. O otimismo gerado em torno do acordo compensou os dados mistos sobre atividade divulgados na China, nesta manhã.

O PIB chinês subiu 4,9% no terceiro trimestre na comparação anual (3,2% a/a no 2º Trim), vindo abaixo do projetado pelo mercado (5,5% a/a). Já a produção industrial aumentou 6,9% em setembro na comparação com igual mês do ano passado, batendo as previsões de 5,8%. As vendas do comércio também surpreenderam positivamente: cresceram 3,3% a/a em setembro, contra previsão de 1,7% dos analistas.

Na Ásia, as bolsas fecharam majoritariamente em alta. O índice regional de ações fechou o dia com valorização de 0,70%. Mas os mercados chineses fecharam no vermelho, ante a decepção com os números do PIB. O índice Xangai Composto fechou o pregão em baixa de 0,71%. Demais bolsas da região fecharam em alta. Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,64%; o sul-coreano Kospi avançou 0,22% em Seul; em Taiwan, o Taiex se valorizou 1,24%. No Japão, o Nikkei registrou ganho de 1,11% em Tóquio. O dólar é cotado a 105,34 ienes, frente a 105,40 ienes de sexta-feira à tarde.

Na Europa, as bolsas de ações acompanham o bom humor observado nos mercados asiáticos, iniciando o pregão no azul. O índice pan-europeu de ações, STOXX600, registra valorização de 0,50%, no momento. Em Londres, o FTSE100 tem alta discreta de 0,06%; em Paris, o CAC40 sobe 0,82%; em Frankfurt, o DAX se valoriza 0,24%. O euro se valoriza 0,34% ante ao dólar, sendo negociado a US$ 1,1759. A libra se valoriza 0,63%, sendo cotada a 1,2996, diante de expectativas mais otimistas que cercam as negociações em torno do Brexit.

Nos mercados americanos, os índices futuros das bolsas de Nova York e os juros dos Treasuries operam em alta nesta manhã, diante do otimismo que cerca as conversações em torno da possibilidade de o pacote fiscal ser aprovado nos EUA ante das eleições presidências de 03 de novembro. O índice futuro do Dow Jones avança 0,75%; S&P tem alta de 0,85%; Nasdaq sobe 1,08%. O juro pago pelo T-Bond de 10 anos sobe dois pontos base para 0,77% ao ano. Diante de um ambiente de maior apetite ao risco, o índice DXY do dólar cai levemente frente às principais moedas, situando-se em 93,49 pontos, com recuo de 0,20%, no momento.

No mercado de petróleo, o contrato futuro do produto tipo WTI, para novembro, recua 0,62%, sendo negociado a US$ 40,65/barril. Investidores esperam pela reunião, nesta segunda-feira, do Comitê de Monitoramento Ministerial Conjunto da Opep+, que avaliará o cumprimento do acordo de redução na oferta do grupo. Com a segunda onda de infecções por coronavírus avançando em várias partes do mundo, cresce a chance de a Opep+ cancelar seus planos de reduzir o corte na produção prevista para janeiro próximo.

O ambiente externo positivo, motivado pelas notícias favoráveis que cercam o novo pacote fiscal americano, pode ser ofuscado nos mercados domésticos, dada as desconfianças que cercam o impasse fiscal de 2021. Em meio às eleições municipais, não se espera por qualquer avanço concreto da agenda fiscal. Crescem especulações sobre medidas como prorrogação do estado de calamidade pública por mais três meses, e outras medidas que fragilizariam ainda mais as contas públicas, aumentando a desconfiança dos investidores quanto à sustentabilidade da dívida pública ao longo dos próximos anos.

Topo